Crescimento de assinantes de TV paga é o mais anémico desde junho de 2006

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 jun (Lusa) -- O número de assinantes de televisão paga cresceu em 7 mil no primeiro trimestre, e em relação aos três meses anteriores, para cerca de 3,13 milhões assinantes, um crescimento que não era tão anémico desde junho de 2006.

O número de telespetadores com televisão por subscrição no final do primeiro trimestre cresceu, por outro lado, 3,2% - mais 97 mil assinantes -, em relação ao período homólogo do ano anterior, revelou hoje a Anacom.

A ZON/TV Cabo continua a deter a quota mais elevada de assinantes do serviço de televisão por subscrição, com 49,7%. Seguem-se a PT Comunicações e a Cabovisão com 39,9% e 7,6%, respetivamente.

A oferta de televisão em fibra ótica foi a que mais contribuiu para o crescimento do serviço da televisão paga entre janeiro e março deste ano, 5,2%, com mais 20 mil novos assinantes.

Os serviços de televisão suportados na rede telefónica pública (xDSL) também cresceram 11 mil novos assinantes, correspondendo a um aumento de 1,7%.

Em contrapartida, o número de assinantes do serviço de TV por cabo e da tecnologia 'direct to home' (DTH) registou uma diminuição no primeiro trimestre de 0,7 e 2,1%, respetivamente.

A distribuição dos assinantes por tipo de tecnologia mostra que a TV por cabo conta com 46,2% do total de assinantes, o DTH 20,7%, o xDSL 19,9% e a fibra ótica (FTTH/B) 13,2%, revelou o regulador das telecomunicações.

No primeiro trimestre, cerca de 74% dos assinantes de TV por subscrição dispunham desse serviço integrado em pacote, sendo que a taxa de crescimento do número de pacotes atingiu 1,6% no período em análise. As ofertas com maior adesão integram três ou mais serviços (TV, Internet fixa/móvel, telefone fixo/móvel).

As receitas totais do serviço de TV por subscrição totalizaram 312 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, mais 2,7% do que no período homólogo anterior.

APL // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.