Info

Leilão de obras de arte de David Bowie supera expetativas em Londres

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 11 nov (Lusa) -- Artigos da coleção privada de arte do músico britânico David Bowie, falecido em janeiro, foram leiloados na quinta-feira em Londres, com um dos objetos a ser arrebatado por mais de oito milhões de euros.

O artigo mais caro -- o 'graffiti' inspirado na obra "Air Power" de Basquiat - foi vendido por 7,09 milhões de libras (8,2 milhões de euros), superando as expetativas, que apontavam valores entre 2,5 e 3,5 milhões de libras (2,9 a 4,1 milhões de euros).

Bowie comprou esta pintura, que mostra rostos agressivos sobre um fundo em vermelho intenso e diferentes tons de castanho, um ano depois de protagonizar o filme "Basquiat" (1996), no qual interpretou o artista da 'pop art' Andy Warhol.

O quadro de Basquiat -- que morreu de 'overdose' em 1988, aos 27 anos -- foi um dos 47 objetos de arte da coleção de David Bowie leiloados na quinta-feira pela leiloeira internacional Sotheby's. A maioria eram trabalhos de arte moderna britânicos, vendidos por 24,3 milhões de libras (27,9 milhões de euros).

No total, mais de 300 objetos de arte da lenda do rock, falecido aos 69 anos, vítima de cancro, foram a leilão.

Três obras de Damien Hirst foram também vendidas na quinta-feira, incluindo um trabalho com a colaboração de Bowie, vendido por 785 mil libras (904 milhões de euros).

Outro trabalho do modernista Basquiat, "Untitled", foi vendido por 2,4 milhões de libras (2,7 milhões de euros), acima do estimado, entre 500 e 700 mil libras (575 e 806 mil euros).

O segundo artigo mais caro leiloado foi a pintura a óleo datada de 1965 e intitulada "Head of Gerda Boehm", da autoria de Frank Auerbach. O quadro foi comprado por 3,8 milhões de libras (4,3 milhões de euros) depois de o valor ter sido estimado entre 300 e 500 mil libras (345 e 575 mil euros).

David Bowie morreu a 10 de janeiro, em Nova Iorque, vítima de cancro, dois dias após lançar o seu derradeiro álbum, "Blackstar", gravado quando já se encontrava doente.

O autor de temas como "Life on Mars" e "Space Oddity" escondeu dos olhos do público a sua faceta de colecionador de pintura, escultura e móveis, que agora se revela pela primeira vez.

FV (AG) // MP

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Cientistas descobrem anticorpos que podem neutralizar as variantes da Covid-19

Uma equipa internacional de cientistas descobriu anticorpos que podem neutralizar as variantes da Covid-19, incluindo esta última variante Ómicron, um estudo que foi desenvolvido por cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos EUA

Covid-19: OMS recomenda reforço com vacina da Pfizer em menores de 12 anos

Copenhaga, 21 jan 2022 (Lusa)- O comité de peritos assessor da Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou hoje que seja alargada a administração de uma dose reduzida da vacina da Pfizer-BioNTech contra a covid-19 a crianças dos 5 aos 11 anos.

Nuclear: Irão negoceia com Rússia extensão de central em Bushehr

Teerão, 21 jan 2022 (Lusa) -- O Irão está a negociar com a Rússia a construção de duas novas unidades de produção na única central nuclear do país, anunciou hoje um funcionário da Organização de Energia Atómica (AEIO) do país.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.