Info

A América escolhe: Trump

A América escolhe: Trump
| Mundo
Porto Canal com Lusa

O candidato do Partido Republicano, Donald Trump, venceu as eleições presidenciais nos Estados Unidos, de acordo com os primeiros resultados provisórios divulgados hoje.

No final de uma noite em que Trump começou por ganhar os estados do Indiana e do Kentucky, enquanto a candidata democrata, Hillary Clinton, vencia no Vermont, o estado da Florida (sul) voltou a dominar as atenções com um impasse prolongado entre os dois candidatos.

A Florida acabou por se revelar vermelha (a cor do Partido Republicano), bem como todos os estados do centro dos Estados Unidos, do Texas ao Montana, bem como a Carolina do Norte e do Sul, e a Geórgia.

A Pensilvânia, Ohio, Florida e Iowa, tradicionalmente democratas, votaram Trump, cedendo 20, 18, 29 e seis mandatos no colégio eleitoral.

Cerca de 200 milhões de norte-americanos recensearam-se para escolher o sucessor de Barack Obama, mas quem vota não elege diretamente o novo residente da Casa Branca.

Nas eleições presidenciais, o voto dos norte-americanos vai para um Colégio Eleitoral, constituído por 538 "grandes eleitores" representativos dos 50 estados norte-americanos (e da capital federal Washington que conta com três "grandes eleitores").

O sucessor de Obama vai tomar posse a 20 de janeiro de 2017, numa cerimónia pública junto ao edifício do Capitólio, em Washington.

+ notícias: Mundo

Jovens entre os 12 e os 18 anos estão impedidas de ir às aulas e professor pede ajuda internacional no Afeganistão

Quase quatro milhões de crianças, entre os 12 e os 18 anos, estão impedidas de ir à escola, no Afeganistão e, um professor pede ajuda internacional a pedir que instituições de todo o mundo possam dar-lhes aulas online para que consigam continuar a estudar.

TICV retoma voos este sábado voos em Cabo Verde agora operada pela BestFly

Praia, 22 out 2021 (Lusa) - A Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV), detida pelo grupo BestFly, anunciou hoje que vai retomar as ligações aéreas domésticas no arquipélago este sábado, prevendo o progressivo crescimento da atividade e do número de voos.

Migrações: ONU pede ação urgente da União Europeia e da Bielorrússia

Genebra, Suíça, 22 out 2021 (Lusa) -- A ONU pediu hoje uma ação urgente para salvar vidas e evitar o sofrimento ao longo das fronteiras entre a Bielorrússia e a União Europeia, após a morte de um requerente de asilo esta semana.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.