Alunos de Guimarães têm fracos conhecimentos sobre os Jogos Olímpicos - Estudo

| Desporto
Porto Canal / Agências

Guimarães, 08 nov (Lusa) - Os alunos de Guimarães possuem fracos conhecimentos sobre a temática da educação olímpica e dos ideais do olimpismo, conclui um estudo que será apresentado, sábado, no âmbito da Guimarães - Cidade Europeia do Desporto (CED) 2013.

A investigação foi realizada por Teresa Rocha na sequência de um protocolo realizado entre a Academia Olímpica de Portugal e pela CED 2013, tendo como amostra 434 alunos do 5.º ao 12.º ano, de 10 estabelecimentos de ensino de Guimarães, cientificamente representativa do panorama nacional.

Desse estudo, verificou-se que 31 por cento dos alunos afirmou que foi na escola que tiveram acesso a mais ensinamentos sobre os Jogos Olímpicos, sendo a comunicação social (televisão e jornais) apontada pela maioria dos inquiridos como a principal fonte de conhecimento sobre este tema.

Um terço dos alunos desconhecia que a última edição dos Jogos Olímpicos aconteceu em Londres e 91 por cento não sabia que Pierre de Coubertin foi o criador dos jogos olímpicos modernos.

Relativamente à perceção efetiva dos Jogos Olímpicos, 23 por cento considera que este espetáculo desportivo é sinónimo de "fair-play", seguindo-se o fator "competição", apontado por 18 por cento dos inquiridos, e o "profissionalismo", eleito por quase 12 por cento da amostra.

Quanto aos valores olímpicos, os alunos inquiridos destacaram o "desportivismo" (29 por cento) e a "excelência" (23,9 por cento) como os mais importantes.

Iniciada na quinta-feira e promovida pela Comissão de Atletas Olímpicos, termina no sábado, em Guimarães, a "Semana Olímpica", o maior evento de promoção do olimpismo em Portugal, que espera receber cerca de um milhar de alunos do primeiro, segundo e terceiro ciclos e ensino secundário.

Os jovens estudantes podem experimentar algumas das modalidades olímpicas e conviver de perto com atletas olímpicos, como Emanuel Silva (canoagem), Simão Morgado (natação), Nuno Mendes (remo), Pedro Fraga (remo) ou Nuno Delgado (judo).

GYS // PA

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): Fase final arranca no Dragão Arena e termina em Alvalade

O FC Porto vai arrancar a fase final do campeonato nacional em casa, diante do Benfica, no fim de semana de 13 e 14 de abril, e vai terminar o percurso na presente edição da prova no fim de semana de 25 e 26 de maio, no pavilhão João Rocha, frente ao Sporting, ditou o sorteio realizado esta quinta-feira na sede da Federação Portuguesa de Andebol.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.