UGT defende melhoria da proposta so OE2017

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 27 out (Lusa) - A UGT considerou hoje positiva a estratégia definida no Orçamento do Estado (OE) para 2017, mas defendeu que a proposta pode e deve evoluir no sentido da melhoria geral dos rendimentos dos portugueses.

"A proposta de Orçamento do Estado para 2017, entregue pelo Governo na Assembleia da República, tal como sucedeu no ano passado, prossegue uma política que, sem esquecer as necessidades de consolidação orçamental, não descura a promoção do crescimento, a criação de emprego de qualidade, o combate ao desemprego e a implementação de políticas sociais", afirmou a UGT numa resolução.

O secretariado nacional da UGT reuniu-se hoje, analisou o OE para o próximo ano e aprovou por unanimidade uma resolução sobre a proposta do Governo.

Para a UGT, a estratégia que o Governo retoma na proposta de OE é positiva, porque vem ao encontro das suas reivindicações, mas fica "aquém das expectativas entretanto criadas pelo atual quadro político nacional".

"Atendendo ao estabelecido na nossa Política Reivindicativa para 2016-2017 aprovada em Secretariado Nacional, devemos sublinhar que, em nosso entendimento, seria e será possível e desejável ir mais longe, encetando, já em 2017, um verdadeiro caminho de melhoria geral dos rendimentos dos portugueses", defendeu a central sindical.

Os sindicalistas da UGT consideraram que a proposta de OE "fica manifestamente aquém do que seria justo para os trabalhadores da Administração Pública e do Sector Público Empresarial, relativamente aos quais pouco ou nada se altera".

"Este não é o orçamento que a UGT gostaria de ver implementado para o próximo ano, mas, num balanço global, deve ser considerado um orçamento pragmático e de compromisso entre as exigências de credibilidade interna e internacional, de assunção de uma política de devolução de rendimentos e, em última instância, de uma maior dinamização económica e de criação de emprego", afirmou a central no documento aprovado.

RRA// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.