Trinta e um concelhos apresentam risco muito elevado de incêndio - IPMA

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 jun (Lusa) -- Trinta e um concelhos, de dez distritos de Portugal continental, estão hoje sob "risco elevado" de incêndio, de acordo com informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

Segundo o IPMA, em "risco elevado" de incêndio estão 31 concelhos, dos distritos de Santarém (cinco), Setúbal (um), Évora (um), Faro (cinco), Braga (um), Porto (quatro), Viseu (oito), Guarda (um), Castelo Branco (três) e Aveiro (dois).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores, observados às 13:00, da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

No domingo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 74 fogos que foram combatidos por 783 operacionais, apoiados por 214 veículos.

De acordo com a mesma fonte, no sábado foram contabilizadas 70 ocorrências, combatidas por 892 operacionais, apoiados por 249 veículos.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo e vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado a forte nas terras altas até ao meio da manhã, e sendo temporariamente moderado de noroeste no litoral oeste durante a tarde.

Quanto às temperaturas previstas em Lisboa prevê-se uma máxima de 31 graus, Évora e Beja 32, Castelo Branco 28, Leiria 30, Porto 27 e Faro 26.

DD // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.