Funcionário do SEF deixa argelino ir fumar e ele fugiu

Funcionário do SEF deixa argelino ir fumar e ele fugiu
| País
Porto Canal (SYA)

O argelino que escapou do aeroporto Humberto Delgado a 27 de setembro, conseguiu essa proeza após ter sido autorizado a ir fumar ao piso 6 por um funcionário do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e ainda não foi encontrado.

Um argelino entrou ilegalmente em Portugal no dia 27 de setembro. O mesmo fugiu do aeroporto Humberto Delgado após um funcionário da SEF o ter autorizado a sair da zona de trânsito e a subir ao piso 6 para fumar. Mohamed A. I. passou pelo controlo de fronteira, pela zona de bagagens e pela Autoridade Tributária (AT) até chegar à porta principal do aeroporto e ter entrado ilegalmente em Portugal.

O argelino fazia escala para Cabo Verde quando escapou, desta forma insólita, e entrou em Portugal ilegalmente, não tendo sido encontrado até ao momento.

A direção do SEF já confirmou a instauração de um inquérito para averiguar a situação.

Mohamed é apenas um dos quatro que já conseguiram quebrar a segurança dos aeroportos e entrar ilegalmente em Portugal. Outro argelino tinha-o feito a 22 de setembro, e dois marroquinos também o conseguiram, um em junho e outro em julho. Também em julho quatro argelinos tentaram escapar pela pista mas foram capturados pela polícia.

Foi criado um grupo de trabalho, constituído por PSP, SEF, PJ e o Serviço de Informação e Segurança (SIS), criado por Constança urbano de Sousa. Este grupo já propôs várias medidas para reforçar a segurança e prevenir fugas, principalmente como esta.

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".