Nicolás Maduro decreta 08 de dezembro como "dia da lealdade e do amor" a Hugo Chávez

Nicolás Maduro decreta 08 de dezembro como "dia da lealdade e do amor" a Hugo Chávez
| Mundo
Porto Canal

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, decretou 08 de dezembro como "dia da lealdade e amor" a Hugo Chávez, o seu antecessor, uma iniciativa que procura "honrar" o pensamento e herança do falecido Presidente.

O decreto presidencial Nº 451, datado de 4 de novembro de 2013, foi publicado na Gazeta Oficial Nº 40.286, que circulou terça-feira e apela ao povo e às instituições que "honrem com ação e pensamento a herança e o legado universal do máximo líder da revolução bolivariana".

Nicolás Maduro defende, através de decreto que devem ser realizados " atos e eventos comemorativos em todo o território nacional que exaltem o seu pensamento bolivariano, o amor infinito para com o seu povo, a defesa permanente do seu legado e o seu exemplo infinito".

Nascido a 28 de julho de 1954, Hugo Chávez, faleceu a 5 de março de 2013, depois de uma luta de quase dois anos contra um cancro na zona pélvica.

A 08 de dezembro de 2012, anunciou ao país que era "absolutamente imprescindível" submeter-se a uma nova intervenção cirúrgica (a quarta) e pediu aos venezuelanos que, no caso de se "apresentar alguma circunstância" que o inabilitasse para continuar à frente da presidência, elegessem a Nicolás Maduro como seu sucessor.

Também para 08 de dezembro estão convocadas eleições municipais na Venezuela.

Além do dia pelo amor a Chavez, Nicolás Maduro propôs também terça-feira a criação de um sistema de museus da revolução bolivariana, centrado nas vidas do libertador Simón Bolívar (militar e político venezuelano), do seu antecessor, Hugo Chávez, e na história dos povos indígenas.

Vicente Díaz, reitor do Conselho Nacional Eleitoral, reagiu ao decreto de criação do "dia da lealdade e do amor" a Hugo Chávez, definindo-o como um "ato de manipulação".

"Isto é um ato de intromissão clara do Poder Executivo com atos em todo o país de celebração, quando se está realizando uma jornada eleitoral", disse.

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.