"Na Venezuela o Natal é quando Maduro quiser"

"Na Venezuela o Natal é quando Maduro quiser"
| Mundo
Porto Canal

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, anunciou ter assinado um decreto em que antecipa a celebração do Natal para Novembro.

O presidente afirma que a sua intenção é "dar ânimo" ao povo Venezuelano e que vê nesta medida uma forma de "travar a violência" e os distúrbios. Afirma ainda que "não há nada como um cântico de Natal".

A Venezuela atravessa uma grave crise socioecnómica e segundo um relatório do Banco Central há diversos produtos essenciais que começam a faltar nas prateleiras do supermercados. Maduro receia que esta crise ponha em causa a revolução bolivariana e joga com as emoções da população venezuelana, tendo há dias mostrado na televisão nacional uma suposta imagem onde a Hugo Chávez tinha aparecido a um grupo de operários que trabalhava na escavação de um túnel no bairro Libertador de Caracas.

Celebrado a 25 de Dezembro, por determinação do Papa Libério em 354, o Natal cristão celebra o nascimento de Jesus Cristo. O presidente da Venezuela decidiu antecipar esta data como forma de "derrotar a amargura" que afecta o país.

No mês passado Maduro criou a secretaria de Estado da Felicidade sem dar uma justificação política para a medida.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.