Cascais e Matosinhos recebem motas de emergência na segunda-feira

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 jun (Lusa) -- Duas novas motas de emergência entram na segunda-feira em funcionamento nos concelhos de Cascais e Matosinhos, segundo informação hoje divulgada pelo INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica de Portugal.

De acordo com a nota, este meio vem reforçar a assistência pré-hospitalar, permitindo a um técnico de ambulância de emergência chegar rapidamente ao local onde está o doente.

"A agilidade da mota, quando comparada com a de uma ambulância no meio do trânsito citadino, é a principal vantagem relativamente aos meios de socorro tradicionais", segundo o INEM.

Atualmente, as motas de emergência já fazem parte dos meios de assistência médica de emergência nas cidades de Braga, Porto, Coimbra, Lisboa, Setúbal e Faro. Entre julho de 2004 e abril de 2013, deram assistência a mais de 23 mil vítimas.

Além de serem tripuladas por um técnico de ambulância de emergência, as motas estão equipadas com materiais de suporte básico de vida e ainda aparelho de desfibrilhação externa, oxigénio, ventilação ou equipamento para avaliação de sinais vitais.

IM // VM

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.