"Festa na Baixa" traz quatro dias de cultura para o espaço público do centro do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 14 mai (Lusa) -- Durante quatro dias, o centro do Porto vai voltar a viver a "Festa na Baixa" (FNB) que, na sua 8.ª edição, oferece à cidade um programa de 141 eventos, alguns deles gratuitos e a decorrerem no espaço público.

Dos 141 eventos, 25 são promovidos diretamente pelo Centro Nacional de Cultura (CNC), organização promotora do FNB, e esses são todos de entrada gratuita. Os restantes 116 são organizados por alguns das 104 parcerias estabelecidas e/ou são eventos especialmente programados para este momento, ou fazem parte da programação normal das instituições que fazem descontos a quem apresentar a agenda da FNB.

A FNB, que decorre entre 22 a 25 de maio, apresenta uma programação variada, com muita música, passando pelo cinema, teatro, literatura, visitas guiadas e, como já é hábito, as suas apostas são para expressões artísticas já consagradas e para a história, ao contrário de eventos similares como o "Manobras" que se empenham mais na arte contemporânea.

Para Eduardo Oliveira Fernandes, responsável pelo núcleo do Porto do CNC, que hoje apresentou a programação em conferência de imprensa, o importante que as pessoas que as pessoas "que vão procurar os eventos possam também homenagear a cidade e os seus edifícios".

Daí que o CNC programe alguns dos seus eventos para espaços públicos como a abertura, marcada para o átrio da Câmara do Porto, com o Octeto de Sopros Hermitos a que se segue, do outro lado da praça, no Hotel Intercontinental, um recital de piano por Manuel Araújo. A livraria Lello, a Estação de São Bento, o jardim da Cordoaria, são alguns dos outros espaços que albergarão eventos

A descoberta da cidade através de visitas guiadas (aos caminhos de Santiago, ao jardim da Faculdade de Belas Artes à noite ou aos edifícios recuperados, entre outras), através de iniciativas como os "4.000 ateliês" que permitem a visita aos ateliês de arquitetura existentes na baixa, ou a abertura das reservas de museus como do Soares dos Reis, são algumas das marcas distintivas da FNB.

"Tudo isto é cidade, tudo isto é cultura", afirmou Eduardo Oliveira Fernandes que espera que a FNB seja um "evento com surpresas, com algumas novidades e alguma singularidade que possa ajudar a dinamizar" o centro da cidade.

Segundo a organização, a Festa do ano passado teve cerca de 31 mil visitantes e este ano, apesar dos constrangimentos que passam muitas das instituições culturais, este "não será um programa de crise".

A programação pode ser consultada em http://issuu.com/cncporto/docs/fnb13/7 .

DP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Braga e Aveiro entre os distritos com menos limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).