Bruxelas quer duplicar capacidade de 'Plano Juncker' para 630 mil ME

| Política
Porto Canal com Lusa

Estrasburgo, França, 14 set (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, propôs hoje, em Estrasburgo, duplicar a duração e a capacidade do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos.

"Propomos hoje a duplicação da duração e da capacidade do nosso fundo de investimento", disse o chefe do executivo comunitário, fixando um objetivo de 630 mil milhões de euros até 2022, face aos 315 mil milhões previstos, em 2015, para três anos, no 'Plano Juncker'.

"O investimento significa empregos", salientou o presidente da Comissão Europeia, no discurso anula sobre o estado da União Europeia (UE), perante a sessão plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

Este instrumento visa financiar projetos viáveis que não se consigam aprovar nos fundos atuais, nem financiar pelo mercado.

IG // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.