Protestos: "Grândola Vila Morena" marca o arranque da manifestação em Lisboa

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 01 jun (Lusa) - A canção de Zeca Afonso "Grândola Vila Morena" abriu hoje, cerca da 17:15, o desfile em Lisboa do protesto europeu contra a "troika".

Os manifestantes, após terem entoado esta canção, começaram a desfilar entre Entrecampos e a Alameda, com passagem pelo escritório do Fundo Monetário Internacional (FMI).

No protesto estão presentes várias gerações de pessoas, destacando-se a presença de muitos reformados.

Ao som de palavras de ordem como "O povo unido jamais será vencido", "Que se lixe a 'troika' o povo é quem mais ordena", "Fora daqui, a fome a miséria e o FMI", os manifestantes pedem a demissão do Governo, de coligação PSD/CDS-PP, liderado por Pedro Passos Coelho.

As pessoas que participam no protesto exibem também vários cartões vermelhos, destacando-se ainda cartazes nos quais se lê "Tirem-me deste filme", "Humanos ao poder", "Governo para a rua" "Faz ruído pela demissão do Governo".

Dezenas de cidades portuguesas aderiram ao protesto europeu do movimento "Povos Unidos contra a 'troika'" convocado para hoje.

Realizada em 102 cidades europeias de 18 países, a manifestação visa contestar as políticas que se têm desenvolvido nos países onde a 'troika' do Banco Central Europeu, da Comissão Europeia e do Fundo Monetário Internacional tem intervenção.

CMP // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados

O vídeo do "tornado" que atingiu Lisboa

Uma tromba de água foi registada ao início da tarde desta quinta-feira no Estuário do Tejo, em Lisboa. De imediato nas redes sociais foram partilhadas imagens do acontecimento, com os internautas a alertarem para o fenómeno que é equiparado a um tornado mas que, ao contrário deste, ocorre em grandes superfícies de água. Esta não é a primeira vez que este fenómeno assola a região sul do país.