Desrespeito ao atendimento prioritário pode custar às entidades cerca de 1000 euros

Desrespeito ao atendimento prioritário pode custar às entidades cerca de 1000 euros
| País
Porto Canal (MYT)

Decreto-lei obriga ao pagamento de multas até 1000 euros para todos os serviços de atendimento presencial, público e privado que não respeitarem o atendimento prioritário.

A partir do dia 27 de dezembro, as entidades públicas e privadas que não obedecerem ao atendimento prioritário de cidadãos com deficiência ou incapacidade, grávidas, idosos ou pessoas com crianças ao colo, comprometem-se a pagar coimas de 50 a 500 euros para pessoas singulares e de 100 a 1000 euros para pessoas coletivas.

Esta medida encontra-se num decreto-lei do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social publicado em Diário da República, na passada segunda-feira.

A alteração tem como objetivo proteger os cidadãos com necessidades prioritárias e pretende “a promoção de uma sociedade inclusiva e da qualidade de vida, bem como da igualdade de condição e oportunidades” declarou o legislador ao Correio da Manhã.

As entidades prestadoras de cuidados de saúde, cuja ordem de atendimento seja em função da avaliação clínica e situações com marcação prévia estão excluídas das novas regras de prioridade. Em todas as restantes identidades públicas e privadas, o indivíduo a quem for recusado o atendimento prioritário “pode requerer a presença de autoridade policial a fim de remover essa recusa e registar a ocorrência”, acrescenta o decreto-lei.

Os beneficiários do atendimento prioritário devem apresentar as queixas junto do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), da Inspeção-Geral ou entidade reguladora do serviço em causa.

O atendimento prioritário deve ser realizado através da ordem de chegada caso mais do que uma pessoa cumpra os requisitos para usufruir desta medida.

+ notícias: País

Licença da nova plataforma TVDE exclusiva para mulheres suspensa pelo IMT

A licença da Pinker, nova plataforma TVDE exclusiva para mulheres, foi suspensa pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) até serem prestados os esclarecimentos pedidos por esta entidade, disse este sábado à Lusa a fundadora do projeto.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.