GNR de Barcelos deteve trio suspeito de uma dezena de "esticões" a idosas

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 06 mai (Lusa) - A GNR de Barcelos deteve três indivíduos suspeitos de uma dezena de roubos por esticão a idosas, sendo o seu alvo preferencial o ouro que as vítimas tinham ao pescoço, informou hoje fonte policial.

Segundo a fonte, o valor do ouro roubado poderá ascender a cerca de 6000 euros.

"Só um fio que levaram a uma idosa valeria 2.000 euros", acrescentou.

Os detidos, com idades entre os 30 e os 37 anos, são um casal residente em Pedra Furada, Barcelos, e um outro homem daquela cidade, e atacavam ainda as transeuntes idosas que levavam as suas bolsas na mão.

O grosso dos "esticões" aconteceu na cidade de Barcelos e em várias outras freguesias do concelho, entre as quais Barcelinhos, Galegos Santa Maria e Carvalhas.

Há também registo de uma ocorrência na vila de Prado, Vila Verde.

Os detidos circulavam numa viatura e atacavam normalmente em estradas com pouco movimento.

Sempre que viam alguma idosa com sinais de ouro, paravam, sob o pretexto de pedirem uma qualquer informação, e roubavam-na, pondo-se de imediato em fuga.

O ouro era vendido em lojas da especialidade, sendo que a GNR já recuperou o produto da maioria dos assaltos.

"Há dois ou três casos em que ainda não foi possível recuperar", disse ainda a fonte.

Acrescentou que já têm antecedentes criminais por furtos, roubos e tráfico de estupefacientes.

Foram detidos no sábado e vão hoje ser presentes ao Tribunal de Barcelos, para aplicação das respetivas medidas de coação.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.