Pedro Ponte e Sousa: “Linguagem muito forte de Zelensky foi contraproducente”
No seu espaço de comentário, Mundo Plano, Pedro Ponte e Sousa falou da mais recente cimeira da NATO, que contou com a presença do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
O comentador do Porto Canal salientou que o líder da Ucrânia terá de moderar as suas expetativas de adesão à Aliança Atlântica.
“Vimos António costa a dizer isto, que Zelensky percebeu mal a possibilidade de adesão à NATO neste contexto de conflito. Tivemos vários líderes a dizer isso, que Zelensky não percebeu bem o que estava em causa, que essa possibilidade não existia até acabar o conflito, foram mais claros que nunca uma série de líderes europeus”, afirmou Pedro Ponte e Sousa.
Para o comentador, “aquilo que se pode fazer é oferecer material, oferecer garantias de segurança, continuar o apoio à Ucrânia, mas sem uma adesão, e mesmo após o conflito, um grande foco no dia seguinte. Biden já tinha dado nota disso numa entrevista à CNN na semana passada, dizendo que a Ucrânia não cumpre critérios, e tem de cumprir critérios de democratização, da renovação das suas armadas, entre outros”.