Mai
26

FIA considera o Rally de Portugal "excepcional"

FIA considera o Rally de Portugal excepcional

No ano do retorno ao Norte do País, o Rally voltou com a fama de "melhor rali do mundo" e encantou a FIA (Federação Internacional do Automóvel).

 

O futuro dentro do calendário do WRC (mundial de ralis) está assegurado, garante o presidente do Automóvel Clube de Portugal, Carlos Barbosa, ao DN.

"A FIA está encantada com este Rali de Portugal, especialmente porque já este ano houve problemas com o controlo do público em Monte Carlo e na Argentina. Agora ficou comprovado que é possível controlar multidões sem o uso da força, conjugando isso com uma prova competitiva no plano desportivo. No futuro, a edição 2015 do Rali de Portugal vai ser utilizada como exemplo para outras organizações", disse o director da prova, Pedro Almeida, aos jornalistas.

Segundo Carlos Barbosa o Rally luso voltou a seduzir a FIA (entidade promotora do mundial de ralis) como no passado, em que era prova referência no WRC."As indicações que temos são de que o Rally de Portugal foi considerado excepcional pela FIA e pelos observadores", revela Carlos Barbosa.

O sucesso esteve no factor segurança, "não houve quaisquer incidentes, tudo decorreu dentro dos parâmetros definidos: os espectadores perceberam a mensagem que fizemos passar e acataram as instruções", explica.

 

CURIOSIDADES

Curiosidade

O Lancia Delta Integrale (1988, 1989, 1990 e 1992) e o Fiat 131 Abarth (1977, 1978, 1980 e 1981) são os reis do Rally de Portugal com quatro vitórias cada.

Curiosidade

A primeira edição do Rally de Portugal foi em 1967 e foi um dos eventos fundadores na abertura do WRC em 1973.

Curiosidade

O Rally de Portugal já foi considerado cinco vezes o “Melhor Rally do Mundo” e em 2000 foi distinguido com o prémio de “Rali com Melhor Evolução do Ano”.

PARCERIAS

ON2
QREN
União Europeia
Amarante
Baião
Caminha
Fafe
Guimarães
Lousada
Matosinhos
Mondim de Basto
Paredes
Ponte de Lima
Viana do Castelo
Vieira do Minho