Já ganhámos!

08-07-2016 18:29:16 | Porto Canal
 
Partilhar
 
Partilhar
 
Imprimir

Jorge Araújo

Perguntará o leitor se estarei na plena posse das minhas faculdades. Não duvidem! No imediato, já ganhámos o futuro.

Quanto ao jogo final com a França ainda estamos a prepará-lo. Mas atenção! Segundo o Fernando Santos, as finais são para se ganhar. E como eu estou de acordo com ele! Chega de meias palavras e de termos medo de arriscar!

Quanto ao (desde já!) termos ganho o futuro, refiro-me a se a próxima geração de jovens futebolistas que vai emergindo na nossa seleção nacional de futebol atingir a mesma maturidade hoje revelada pelo João Mário jogador da seleção nacional (com 21 anos!) na conferência de imprensa habitual.

Absolutamente surpreendente a forma como durante 30 minutos respondeu com toda aquela serenidade e sabedoria (num jovem!) a tudo e a todos! Só possível se treinado, influenciado, “marcado” pelo treinador e naturalmente bem apoiado por todo o “staff” da Federação que rodeia a seleção nacional.

E confirmei de imediato algo que há muito venho defendendo. Existe uma diferença muito grande entre aprender para a vida, ou para o canudo.

No processo de aprendizagem para a vida, constituem suportes decisivos, o treino, que ajuda à melhoria contínua e o aprender com os erros, através de uma constante reflexão potenciada por pais, professores, treinadores, etc.

Na busca exclusiva do canudo, pouco importa o que aprendo ou como aprendo, muito menos me interrogo para que irá servir aquilo que aprendi. Limito-me a ir em busca da licenciatura, de um mero papel onde conste que, com qualidade ou sem ela, sou doutor, engenheiro, no meu caso professor de educação física.

Pois a minha conclusão acerca de toda aquela disponibilidade e capacidade de se expressar em público do João Mário, nem nasceu com ele (há muito que isto está desmistificado!) nem o aprendeu na escola. Ter potencial, revelar talento, não basta. É fundamental muito esforço e paixão por aquilo que se faz!

E é óbvio que o João Mário aprendeu para a vida através da experiência e do treino que lhe tem vindo a ser ministrado enquanto jogador profissional de futebol. Obviamente, também apoiado pelos pais, professores, amigos etc., cujo impacto educacional se apresenta cada vez mais com enorme importância.

Chega da habitual e piedosa preocupação com a melhoria da qualidade da formação e habilitação técnica e comportamental dos nossos jovens e, por favor, abram caminho para um ensino e uma aprendizagem onde a experiência da vida e um fundamental convívio com colegas, professores, treinadores e meios ambientes o mais diversificados possível preparem os nossos jovens para serem capazes de se revelarem ao nível a que se apresentou o João Mário.

Segundo MANFRED SPITZER no seu livro “Aprendizagem, neurociências da vida” “é fundamental aprender a observar e interpretar a realidade que nos rodeia do modo mais sério e honesto possível, mesmo que tal nos custe bastante incomodidade”.

Diz-nos ainda o mesmo autor que “em comparação com a noção de saber fazer (capacidade para aplicar) a noção de saber (conhecimento) é bem mais modesta (não basta saber é preciso saber fazer, aplicar o que se sabe).” “Não aprendemos para a escola, mas para a vida.” “A aprendizagem não diz respeito só ao que aprendemos, mas também onde será feita e aplicada essa aprendizagem: na vida e durante a vida.” “A aprendizagem é influenciada em grande parte pelo mundo no qual se aprende.” “Quanto mais atractivos, lúdicos e divertidos forem os conteúdos, mais fácil será a sua interiorização e, naturalmente, a sua aprendizagem.” “Por exemplo a informação massiva presente na Internet, está para a aprendizagem, como um supermercado para uma boa refeição que requer muito mais que os seus ingredientes. Pede combinação e preparação.” “Uma boa refeição é mais do que os seus ingredientes e o mesmo acontece com a alimentação intelectual à nossa disposição na Internet.” “Quantas vezes revistas e vídeos são frequentemente consumidos da mesma forma que bolachas, batatas fritas, chocolates, etc?” “Uma boa refeição orienta-se segundo as preferências, tendências e experiências prévias e também a alimentação intelectual requer esse equilíbrio.”

E, claro, a possibilidade de aprender não é de forma alguma apenas um problema da Escola, mas muito mais um problema da sociedade e da sua respectiva cultura.

Sem haver orientação da atenção para os estímulos a aprender, nada acontece! Aprender, tem como questão central quem ensina, como o faz e principalmente onde o faz! E ensinar arrasta a necessidade de activar a atenção para o que deve ser aprendido.

Como nos diz ainda Manfred Spizer, “formar, ensinar, treinar, etc., subentende a necessidade de actividades de grupo (relação inter pessoal, trabalho em equipa) e também um desenvolvimento de competências conformes com as necessidades contidas na realidade.”

Obrigado João Mário!

Mais notícias

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Portugal ascende ao sexto lugar do 'ranking' da FIFA

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Quaresma diz que pena no cabelo simbolizava o desejo de vencer

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha

Marcelo recebeu felicitações de rei de Espanha e presidente da Alemanha