O Porto Canal

Perto de si

Guimarães

Guimarães, cidade de origem medieval, tem as suas raízes no remoto século X.

Foi nesta altura que a Condessa Mumadona Dias, viúva de Hermenegildo Mendes, mandou construir um mosteiro, que se tornou num polo de atração e deu origem à fixação de um grupo populacional.

Ao mesmo tempo, na defesa do aglomerado, Mumadona construiu um Castelo a pouca distância, na Colina, criando assim um segundo ponto de fixação. A ligar os dois núcleos formou-se a Rua de Santa Maria. Posteriormente o Mosteiro transformou-se em Colegiada e adquiriu grande importância devido aos privilégios e doações que reis e nobres lhe foram concedendo.

Tornou-se num afamado Santuário de Peregrinação e de todo o lado acorriam crentes com preces e promessas. A vila foi-se expandindo e organizando, sendo então rodeada por uma muralha que hoje caracteriza a Cidade-Berço.

Info: Câmara Municipal de Guimarães

Vídeos

John and The Charmers - "She loves me"

John and The Charmers - "She loves me"

Ana - "Dia três"

Ana - "Dia três"

Citânia de briteiros

A repórter Cátia Sá esteve à conversa com Gonçalo Cruz, arqueólogo, que falou sobre a Citânia de Briteiros onde as ruínas são prova da existência de um povoado primitivo, de origem pré-romana.

Entrevista José Basto

José Bastos, vereador da Cultura, Turismo e Juventude da Câmara Municipal de Guimarães, promoveu o Parque de Campismo da Penha, um local onde pode estar em contato direto com a natureza no campismo de montanha.

Conheça o John and The Charmers

João Guimarães, vocalista da banda John and the Charmes, contou a história do grupo formado em 2012 e do lançamento do albúm “Velvet blue”

Entrevista Miguel Frazão

Miguel Frazão, da Sociedade Martins Sarmento, falou sobre a instituição cultural pública sem fins lucrativos fundada em 1881 que aposta na conservação e supervisão científica da Citânia de Briteiros e Castro de Sabroso.

Conheça o projeto Ana

Gabriel Salgado, do projeto ANA, é um multi-instrumentista vimaranense que editou este ano o primeiro registo a solo chamado “Abril”

Cineclube de Guimarães

Entrevista a Carlos Mesquita que divulgou a iniciativa “Cinema em noite de verão”onde o principal objetivo é trocar a sala escura por um local no meio da rua e preservar a arte cinematográfica.

Exposição "Sombras"

Dinis Ribeiro, escultor, promoveu a exposição “Sombras” que vem no seguimentos de uma série de exposições

Conheça Paulo Rodrigues

Paulo Rodrigues, cantor natural do concelho e também médico dentista, lançou em 2015 um disco de originais chamado “Pontas Soltas”

Get Green - Mobilidade elétrica

Ricardo Costa, vereador das Finanças e Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal de Guimarães, e Carla Rocha, da Get Green – Mobilidade Elétrica, falaram sobre “Guimarães: laboratórios criativos” onde é promovido ideias empreendedoras e inovadoras.

Gastronomia: Tortas de Guimarães

Clara Ferreira, proprietária da Pastelaria Clarinha, que contou um pouco da história de um dos doces típicos da cidade, as tortas de Guimarães.

Laboratórios Criativos

Marta Mota Prego, plataforma das Artes e da Criatividade, explicou que o objetivo dos laboratórios é acolher e promover empreendedores com ideias inovadoras.

Paulo Rodrigues - "Canção da minha terra"

Paulo Rodrigues - "Canção da minha terra"

Especial Verão - Guimarães, 17 de agosto, parte 3

Especial Verão - Guimarães, 17 de agosto, parte 3

Especial Verão - Guimarães, 17 de agosto, parte 2

Especial Verão - Guimarães, 17 de agosto, parte 2

Especial Verão - Guimarães, 17 de agosto, parte 1

Especial Verão - Guimarães, 17 de agosto, parte 1

Conheça o Gobi Bear

Diogo Silva, nome artístico Gobi Bear, explicou o conceito da banda de um homem só que utiliza como recurso um pedal de loop.

Centro das Artes José de Guimarães

O Centro de Artes José de Guimarães reúne peças de diferentes épocas e artistas contemporâneos e o GuimarãesPass dá acesso a este centro.

Gastronomia típica de Guimarães

A repórter Cátia Sá foi conhecer a gastronomia típica de Guimarães e esteve à conversa com a Dona Maria Silva, do restaurante "Café Oriental".

A cozinha por António Loureiro

António Loureiro, chef do restaurante “A Cozinha”, falou de como se inspira em sabores genuinamente portugueses e como consegue aliar a criatividade com a tradição sempre com o objetivo de estimular os sentidos. O chef com o ajudante preparou em direto um dos pratos que pode encontrar no restaurante.

Entrevista José Bastos

José Bastos, vereador da cultura, turismo e juventude da Câmara Municipal de Guimarães, divulgou a iniciativa “GuimarãesPass” que consiste num bilhete único que promovo em rede os equipamentos culturais do concelho e permite a visita a todos os museus e locais de interesse histórico. O vereador explicou ainda que a ideia principal deste projeto é alargar o tempo de permanência dos turistas na cidade e reforçar os hábitos culturais com preços acessíveis.

Conheça os Toulouse

Francisco Novais, da banda Toulouse, esteve à conversa com Ricardo Couto e explicou a origem do quarteto que editou o primeiro trabalho “Juice” em 2015.

Guimarães: Laboratório da paisagem

A instituição dedica-se à educação ambiental e à investigação. Cátia Sá esteve à conversa com Carlos Ribeiro, o diretor laboratório da paisagem.

Toulouse - "Ghyll"

Toulouse - "Ghyll"

Entrevista Domingos Bragança

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, divulgou a candidatura da cidade a Capital Verde Europeia 2020 que implica a implementação das boas práticas ambientais e futuros investimentos.

Gobi Bear - "Scarecrow in the rain"

Gobi Bear - "Scarecrow in the rain"

Guimagym - Clube de ginástica de Guimarães: Ginástica acrobática

Atuação da Guimagym – Clube de Ginástica de Guimarães, com uma demonstração de ginástica acrobática

Clube de Ginástica de Guimarães

Luís Rodrigues, presidente da Academia de Ginástica de Guimarães, e Cidália Freitas, coordenadora pedagógica da Academia, falaram sobre a instituição onde se pode praticar ginástica rítmica, artística e acrobática. A academia terminou a participação no programa com uma demonstração de ginástica artística

Guimarães: a importância da educação

Adelina Pinto, vereadora da educação da Câmara Municipal de Guimarães, promoveu o projeto “Guimarães: A importância da educação” onde a autarquia investe em visitas guiadas ao património para crianças vimaranenses.

Novos Empreendimentos Hoteleiros

Santa Luzia Art Hotel abriu em dezembro 2016, no centro histórico e a repórter Cátia Sá esteve à conversa com Pedro Mendes, diretor comercial do Santa Luzia Art Hotel.

Especial Verão - Guimarães, 14 de agosto, parte 3

Especial Verão - Guimarães, 14 de agosto, parte 3

Especial Verão - Guimarães, 14 de agosto, parte 2

Especial Verão - Guimarães, 14 de agosto, parte 2

Especial Verão - Guimarães, 14 de agosto, parte 1

Especial Verão - Guimarães, 14 de agosto, parte 1

Fotos escolhidas a dedo

1/ 30

Por onde vamos andar

01 de Janeiro de 1970
Viana do Castelo
28 de Julho de 2017
Espinho
30 de Julho de 2017
Montalegre
31 de Julho de 2017
Montalegre