O Porto Canal

Perto de si

Viana do Castelo

Viana do Castelo é a cidade atlântica mais ao Norte de Portugal, situando-se a cerca de 25 minutos do aeroporto internacional do Porto.

Servida por funcionais auto-estradas e por um porto de mar, é fácil e cómodo chegar à cidade, onde os visitantes podem fruir uma notável qualidade de vida, quer por via da tranquilidade e segurança do seu viver urbano, quer pela riqueza do seu património natural, monumental e histórico, quer, ainda, pela existência de excelentes equipamentos culturais, desportivos e sociais.

A presença do rio, do monte e do mar, conferem à cidade dotes paisagísticos de excelência que encantam os sentidos, proporcionam um clima psicológico de descompressão e são propícios à ocupação sadia e aprazível dos tempos livres.

Uma rede de transportes urbanos, que inclui pequenos autocarros elétricos a circular nas ruas do casco medieval, desincentiva a utilização do automóvel individual e favorece a qualidade ambiental. O Anel Viário contornando o núcleo mais antigo da cidade e a distribuição de vários parques de estacionamento subterrâneo ao longo dessa via, permitem aliviar a zona medieval do aparcamento de automóveis à superfície, afastando-os da zona nobre da urbe e facilitando, em consequência, a mobilidade pedonal.

A cidade tem, também, uma boa capacidade hoteleira, que está em acelerado crescimento, quer para acolher turistas, quer para receber congressos, seminários e outras reuniões de turismo, negócios ou de estudo, condições que são apoiadas pela existência de modernos e funcionais auditórios para realização desses encontros.

Um conjunto de modernizados espaços culturais - teatros, cinemas, biblioteca, museus - proporciona condições de enriquecimento cultural a residentes e visitantes, enquanto a presença do rio e do mar oferece especiais condições de acolhimento a veleiros de recreio e à prática de todas as modalidades de desportos náuticos.

A riqueza inigualável da etnografia vianesa, que faz da cidade a capital do folclore português, a originalidade e funcionalidade do seu artesanato, com especial relevo para a louça e os bordados, a assídua e qualificada animação cultural, são outros atributos que fazem de Viana do Castelo uma cidade extremamente atrativa para todas as vertentes de Turismo.

Info: Câmara Municipal de Viana do Castelo

Vídeos

À Moda Antiga - Retro Market & Bistro

O repórter Hélder Teixeira foi conhecer À Moda Antiga - Retro Market & Bistro, um sítio 'vintage' cheio de produtos tradicionais portugueses e que junta num só espaço um restaurante, uma loja e um espaço de exposições.

Caminho da costa

Hélder Teixeira foi conhecer o caminho da costa, um percurso que liga pelas praias, cidades e vilas Viana do Castelo até Santiago de Compostela.

Centro de canoagem de Viana do Castelo

O Especial Verão e o repórter Hélder Teixeira foram conhecer o Centro de canoagem de Viana do Castelo. Um espaço desportivo que responde às necessidades dos praticantes da modalidade.

Roteiro do azulejo

Hélder Teixeira foi conhecer o roteiro do azulejo composto por três percursos turísticos no espaço urbano de Viana do Castelo, que pretende promover a riqueza patrimonial.

Navio-hospital Gil Eannes

O repórter Hélder Teixeira foi conhecer o navio-hospital Gil Eannes, um dos pontos mais atrativos da cidade de Viana do Castelo.

Entrevista Ricardo Carvalhido

Ricardo Carvalhido, coordenador científico do Geoparque Litoral de Viana do Castelo, falou sobre o projeto que se encontra em crescimento sendo que o principal foco é criar cidadãos responsáveis e que saibam identificar e preservar o património natural e cultural.

Entrevista Ricardo Carvalhido

Ricardo Carvalhido, coordenador científico do Geoparque Litoral de Viana do Castelo, falou sobre o projeto que se encontra em crescimento sendo que o principal foco é criar cidadãos responsáveis e que saibam identificar e preservar o património natural e cultural.

Conheça o André Gonçalves

O vianense André Gonçalves apresentou os seus dois trabalhos musicais e confessou que a sua musa de inspiração é a sua namorada.

H2O - "Frases batidas"

H2O - "Frases batidas"

André Gonçalves - "Quero-te"

André Gonçalves - "Quero-te"

Entrevista José Maria Costa

José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, falou sobre os novos troços da futura ecovia do Litoral Norte que pretendem promover a biodiversidade e criar uma aproximidade entre a população e a natureza.

Conheça os H2O

Os H2O mostraram como se faz hip-hop em Viana do Castelo.

Conheça o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela

O Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela apresentaram a dança e os trajes que mais marcam a cidade de Viana.

Entrevista André Alves

André Alves, presidente da Confraria de Santa Luzia, foi promover um dos ícones de Viana, o templo-monumento de Santa Luzia. Para além de história, aquele espaço tem também presente um café para que as pessoas possam desfrutar da vista sobre a cidade com qualidade.

Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela - "Vira da Meadela"

Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela - "Vira da Meadela"

Entrevista Maria José Guerreiro

Maria José Guerreiro, vereadora da cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo, explicou as características dos trajes à vianesa e a sua importância e autenticidade.

Especial Verão - Viana do Castelo_16 de agosto parte 3

Especial Verão - Viana do Castelo_16 de agosto parte 3

Especial Verão - Viana do Castelo_16 de agosto parte 2

Especial Verão - Viana do Castelo_16 de agosto parte 2

Especial Verão - Viana do Castelo_16 de agosto parte 1

Especial Verão - Viana do Castelo_16 de agosto parte 1

Zémiart's

António Miranda é artesão do atelier "Zémiart's que se dedica ao artesanato contemporâneo sempre com um toque característico da região.

Entrevista Maria José Guerreiro

Maria José Guerreiro, presidente da direção 'Viana Festas', promoveu as festas de Nossa Senhora D'Agonia que vão decorrer desde o dia 17 a dia 20 de agosto e ainda a feira de artesanato que já está a encher o jardim da cidade de visitantes.

Cátia Pimenta - "Som sideral"

Cátia Pimenta - "Som sideral"

Atelier Sofia Rocha

Sofia Rocha, proprietária deste atelier inaugurado em 2008, explicou como iniciou este projeto e que tipos de produtos que este espaço dispõe. O um produto com mais destaque é o coração de Viana com um toque contemporâneo.

Conheça Cátia Pimenta

A arista Cátia Pimenta nasceu em Paris mas foi na cidade de Viana do Castelo que criou o seu trabalho musical 'Sabor do Tempo'

Ana de Viana, Artesã Leonor Ribeiro e Imprimimos Tradições

Arnaldo Alves Rodrigues é o criador da Ana de Viana que é conhecida pelo pião que dança, esteve presente na Feira de Artesanato em Viana do Castelo e explicou como começou este projeto. Carina Caldeira foi conhecer a barraquinha da dona Leonor Ribeiro que faz à mão todos os seus artigos, desde os bordados de Viana, sacos e aventais feitos no tear. Outra marca que se pode encontrar nesta feira é a 'Imprimimos Tradições' é um projeto artístico que visa o registo do património cultural em peças impressas em 3D

Conheça o Skinny

O rapper Skinny natural de Darque, Viana de Castelo, iniciou a carreira em 2004. Já conta com cinco projetos a solo e neste momento a preparar o sexto.

Skinny e MC Xina - "Made in Darque"

Skinny e MC Xina - "Made in Darque"

Maria das Dores Matos

Maria das Dores, artesã, manteve a tradição familiar de trabalhar com linho. Todos os trabalhos são feitos num tear caseiro, bordados à mão, bainhas abertas e crochés.

Kuul Portugal, Habemus'Art e Bordados João Duro

Na Feira de Artesanato em Viana do Castelo Carina Caldeira foi conhecer a Marca Kuul Portugal, que se dedica às esculturas de papel. Sabahat Vorontsova, artesã de esculturas em papel, mostrou as suas obras de arte e qual o seu significado. Noutra barraquinha a artesã Paula Pimentel, apresentou a marca Habemus'Asrt, que artigos como quadros religiosos de devotação a diversos santos. Por fim, a apresentadora conheceu os bordados de João Duro que cria chinelas à vianesa, trajes minhotos

Conheça os "The Oafs"

Os "The Oafs" começaram com um grupo de amigos que decidiram fazer música e apelar à faceta mais descontraída de cada pessoa.

Avianense e Apiagro

A marca Avianense, com mais de 100 anos de existência, marcou presença na Feira de Artesanato em Viana do Castelo. Diana Cruz, representante da Avianense, falou um pouco sobre a marca e de todos os produtos que têm para oferecer.

The Oafs - "Scars and stories"

The Oafs - "Scars and stories"

Especial Verão - Viana do Castelo - 10 de agosto, parte 1

Especial Verão - Viana do Castelo - 10 de agosto, parte 1

Especial Verão - Viana do Castelo - 10 de agosto, parte 2

Especial Verão - Viana do Castelo - 10 de agosto, parte 2

Especial Verão - Viana do Castelo - 10 de agosto, parte 3

Especial Verão - Viana do Castelo - 10 de agosto, parte 3

Fotos escolhidas a dedo

1/ 35

Por onde vamos andar

01 de Janeiro de 1970
Viana do Castelo
28 de Julho de 2017
Espinho
30 de Julho de 2017
Montalegre
31 de Julho de 2017
Montalegre