O Porto Canal

Perto de si

Vila Nova de Gaia

O Município de Vila Nova de Gaia fica situado na frente atlântica do vale terminal do Rio Douro, na sua margem sul, tendo do outro lado do rio os municípios do Porto e de Gondomar. O seu território ocupa as plataformas litorais, separadas dos vales interiores dos rios Febros e Uíma que correm para norte a desaguar no Douro, pelas pequenas elevações da Serra de Negrelos e do Monte Murado.

Desde longas eras que não sofre alterações físicas significativas, para além das variações do nível domar e do rio.Este município, que já existia no século XIII, praticamente não sofreu alterações significativas na sua área, ocupando desde então o mesmo espaço físico. Sendo o maior da área do Grande Porto (NUT III) organizou-se desde aquela época nas freguesias de Arcozelo, Avintes, Canelas, Canidelo, Grijó, Guetim, Gulpilhares,Madalena, Mafamude, Olival, Oliveira do Douro, Perosinho, Santa Marinha, São Félix da Marinha, Seixezelo, Serzedo, Valadares, Vilar de Andorinho e Vilar do Paraíso, a que se juntaram após a reorganização administrativa do século XIX, os antigos coutos de Crestuma e Sandim, até aí dependentes da comarca da Feira.

Em 1928 a freguesia gaiense de Guetim passou para o município de Espinho e a de Lever foi incorporada no município de Vila Nova de Gaia na mesma data. Em 1952 a povoação da Afurada e área adjacente foi constituída como freguesia por separação da de Santa Marinha.

Constituído desde então por vinte e quatro freguesias, algumas delas foram recentemente agrupadas pela reforma administrativa de 2013, originando quinze subdivisões autárquicas.

Info: Câmara Muncipal de Vila Nova de Gaia

Vídeos

Grupo de Cantares 'Os Chalados' - "A moda do bate-bate"

Grupo de Cantares 'Os Chalados' - "A moda do bate-bate"

Entrevista Miguel Lemos

Miguel Lemos, das Águas de Gaia, foi promover e defender o que de melhor têm as praias de Gaia e indicar ainda que existe um aplicação para reportar os possíveis problemas que apareçam nas praias.

Douro Academy

Rafaela Granado foi conhecer a Douro Academy , situada na Marina do Douro, e onde é possível aprender padel e fazer passeios de barco.

Entrevista Pedro Ferreira

Pedro Ferreira, do Rios & Trilhos, afirma que as praias de Canidelo têm características únicas que privilegiam a prática de surf e longboard.

Entrevista Frederico Rosa

Frederico Rosa, presidente da Summer Priority, apresentou o projeto que já está em prática há quatro anos e que visa salvaguardar a vida humana nas praias portuguesas.

Grupo de Cantares 'Os Chalados' - "Ó Ana"

Grupo de Cantares 'Os Chalados' - "Ó Ana"

Senhor da Pedra

Rafaela Granado foi até à capela do Senhor da Pedra falar com Gonçalves Guimarães, um historiador com muitas aventuras por contar daquele lugar.

'Gaia em Movimento' - aula de body pump

'Gaia em Movimento' - aula de body pump

Conheça o Grupo de Cantares 'Os Chalados'

Alberto Marques, representante do Grupo de Cantares 'Os Chalados', explicou como nasceu o projeto e as alterações que sofreu ao longo dos anos, e claro mostraram ao Especial Verão como fazem música cheia de alegria.

Entrevista José Bernardo

José Bernardo, presidente da Associação dos Concessionários de Praia e Bares da Zona Norte, afirma que em geral é reconhecido que as praias estão mais limpas e seguras.

Conheça o projeto 'Gaia em Movimento'

Pedro Silva, do Life Club, foi apresentar o 'Gaia em Movimento', um projeto que desenvolve aulas de exercício físico todos os sábados nas praias de Gaia, entre as 10h00 e as 12h00.

Entrevista Eduardo Vítor Rodrigues

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, defendeu as praias do município e confessou até que a praia do Senhor da Pedra e de Canidelo são as suas preferidas.

Especial Verão - Vila Nova de Gaia, 2 de agosto, parte 1

Especial Verão - Vila Nova de Gaia, 2 de agosto, parte 1

Especial Verão - Vila Nova de Gaia, 2 de agosto, parte 2

Especial Verão - Vila Nova de Gaia, 2 de agosto, parte 2

Especial Verão - Vila Nova de Gaia, 2 de agosto, parte 3

Especial Verão - Vila Nova de Gaia, 2 de agosto, parte 3

Fotos escolhidas a dedo

1/ 25

Por onde vamos andar

01 de Janeiro de 1970
Viana do Castelo
28 de Julho de 2017
Espinho
30 de Julho de 2017
Montalegre
31 de Julho de 2017
Montalegre