O Porto Canal

Perto de si

Penafiel

O município de Penafiel ocupa uma área de 212,2 km2 do interflúvio formado pelo Douro, Tâmega e Sousa, eixo de ligação entre o litoral e o interior transmontano.

Com 28 freguesias e mais de 72 000 habitantes (338,4 hab./ km2), integra a Associação de Municípios do Vale do Sousa, NUT III Tâmega, numa paisagem de terras fundas e úberes, onde tudo é verde, mais intenso nas áreas irrigadas de prados e campos rodeados por ramadas e nos novos vinhedos, mais apagado nas manchas florestadas com pinheiro e eucalipto. O povoamento mostra-se contínuo, denso mas disseminado, com muitas unidades de pequena indústria e comércio de permeio com novas residências e casas rurais, campos mantidos com apego pelo trabalho a tempo parcial, pulsar também sentido na intensidade das migrações pendulares, no tráfego e na ocupação à margem das estradas.

A indústria extrativa, a construção civil e o comércio e serviços empregam grande número de trabalhadores, bem como as empresas sedeadas nas modernas áreas industriais, só ultrapassada pelo dedicado ao comércio e serviços, confirmando a vocação terciária do município e sobretudo do seu centro urbano, durante dois séculos a única cidade do distrito para além do Porto.

Info: Câmara Muncipal de Penafiel

Vídeos

Entrevista José Rocha Fernandes

José Rocha Fernandes, grão mestre da Confraria do Melão Casca de Carvalho, explicou qual a diferença entre este melão e os outros e as diversas formas de ser consumido.

Entrevista Adolfo Amílcar Moreno

Adolfo Amílcar Moreno, vereador da Câmara Municipal de Penafiel e responsável pela organização da Agrival, falou sobre o evento e sobre "os talentos da região".

Conheça os The Fines

Os The Fines atuaram e mostraram o rock de Penafiel.

Biblioteca Municipal de Penafiel

O repórter Hélder Teixeira foi conhecer a Biblioteca Municipal de Penafiel, um local de cultura da cidade e que até já está integrada na Rede de Bibliotecas da UNESCO.

The Fines - "Red Sparrows"

The Fines - "Red Sparrows"

Entrevista João Mendes

João Mendes, fundador da aplicação 'Guidesquare', apresentou a start up sediada em Penafiel e dirigida para turistas, que já conta com milhares de utilizadores.

Conheça o grupo "Cantar é Viver"

O grupo 'Cantar é Viver' mostrou que nem os anos tiram a animação e o ritmo aos penafidelenses.

Entrevista Eduardo Cardoso e Agostinho Barbosa

Eduardo Cardoso e Agostinho Barbosa, do clube Penatrilhos, falaram sobre como o grupo foi criado e sobre a paixão pela natureza, pelo desporto motorizado e em especial pelo todo-o-terreno nas suas várias vertentes.

Blueberries for Chemical - "Tomorrow is Another Day"

Blueberries for Chemical - "Tomorrow is Another Day"

Associação Desportiva Recreativa Ases de Penafiel

O repórter do Especial Verão do Porto Canal em Penafiel foi dar umas voltas de bicicleta e aproveitou para conhecer a Associação Desportiva Recreativa Ases de Penafiel.

Conheça os Blueberries for Chemical

Os Blueberries for Chemical apresentaram dois temas e mostraram que a amizade também se reproduz na música.

Confraria do Presunto e da Cebola do Vale do Sousa

Os homens da Confraria do Presunto e da Cebola do Vale do Sousa deixaram todos com 'água na boca', inclusive a apresentadora Carina Caldeira que não resistiu a provar de tudo um pouco.

Boccia Sénior

Hélder Teixeira foi conhecer a Boccia Sénior, uma atividade promovida pela Câmara Municipal de Penafiel e que tem como objetivo promover a atividade física entre os idosos.

Piscinas de Penafiel

O repórter Hélder Teixeira foi conhecer as piscinas de Penafiel e ficou tão encantado que nem resistiu a um mergulho.

Cantar é Viver - "Vamos para a Romaria"

Cantar é Viver - "Vamos para a Romaria"

Entrevista Carlos Cristina

Carlos Cristina, do restaurante Vai de Roda, contou a história de como surgiu este restaurante "tão familiar" e confessou ainda que todos os pratos passam pela mão da sua mulher.

Especial Verão - Penafiel, 24 de agosto, parte 3

Especial Verão - Penafiel, 24 de agosto, parte 3

Especial Verão - Penafiel, 24 de agosto, parte 2

Especial Verão - Penafiel, 24 de agosto, parte 2

Especial Verão - Penafiel, 24 de agosto, parte 1

Especial Verão - Penafiel, 24 de agosto, parte 1

Entrevista Maria José Dias

Maria José Dias, do restaurante Casa Caetano, apresentou vários petiscos da sua casa e explicou o porquê de eleger a carne arouquesa para o seu estabelecimento.

Conheça a Merenguita - Escola de Danças de Salão

Carina Caldeira falou com Hugo Romano e o membro mais novo da Merenguita, onde ficou a conhecer a história da escola e quais as modalidades mais procuradas.

Entrevista Óscar Coelho

Óscar Coelho, do Penafiel Racing Fest, contou ao Especial Verão do Porto Canal como correu o evento que juntou cerca de 150 mil pessoas em apenas três dias.

Confraria do Caldo de Quintandona

O mordomo da Confraria do Caldo de Quintandona explicou um pouco do que são feitas as suas iguarias e até a apresentadora quis provar o tão conhecido caldo.

Canoagem em Rio Mau

De volta à canoagem, o repórter Hélder Teixeira foi até ao Rio Mau saber como é que a modalidade é importante para o corpo e para a mente e quais os principais conselhos para quem pratica ou quer começar a praticar.

Ideal Korpus - Bodyattack

Ideal Korpus - Bodyattack

Museu Municipal de Penafiel

O repórter Hélder Teixeira foi conhecer o Museu Municipal de Penafiel onde ficou a saber mais sobre as festividades do Corpo de Deus e a conhecer o Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial.

Merenguita - Valsa vienense e Rumba

Merenguita - Valsa vienense e Rumba

Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa

Hélder Teixeira foi conhecer o quartel dos Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa e saber um pouco mais daqueles que foram os campeões nacionais de manobras.

Entrevista Antonino de Sousa

Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, falou sobre o que de melhor existe na cidade e apresentou novos projetos.

Camadas Juvenis do FC Penafiel

O repórter Hélder Teixeira foi até ao Centro de Formação de Penafiel saber mais sobre as camadas juvenis do FC Penafiel.

Entrevista Hélder Carvalho e Esperança Azevedo

Hélder Carvalho e Esperança Azevedo, do Galeria Gabinete, explicaram este conceito empreendedor e que se foca em construções sustentáveis.

Grupo de Guitarras de Penafiel - "Bailarico saloio"

Grupo de Guitarras de Penafiel - "Bailarico saloio"

Conheça o Ideal Korpus

Manuela Pinheiro foi representar o Ideal Korpus e explicar as várias modalidades e vantagens do ginásio. Depois da entrevista, nem a apresentadora Carina Caldeira ficou indiferente à aula de Zumba.

Entrevista Ana Maria Oliveira

Foram apresentados alguns dos trabalhos personalizados da artesã Ana Maria Oliveira que já faz artesanato há 20 anos.

Conheça o Grupo de Guitarras de Penafiel

O Grupo de Guitarras de Penafiel mostrou ao Especial Verão a garra do fado com a junção das guitarras.

Especial Verão - Penafiel_23 de agosto parte 3

Especial Verão - Penafiel_23 de agosto parte 3

Especial Verão - Penafiel_23 de agosto parte 2

Especial Verão - Penafiel_23 de agosto parte 2

Especial Verão - Penafiel_23 de agosto parte 1

Especial Verão - Penafiel_23 de agosto parte 1

Fotos escolhidas a dedo

1/ 0

Por onde vamos andar

01 de Janeiro de 1970
Viana do Castelo
28 de Julho de 2017
Espinho
30 de Julho de 2017
Montalegre
31 de Julho de 2017
Montalegre