O Porto Canal

Perto de si

Gondomar

Gondomar é um nome e uma terra com ressonâncias históricas. Vários achados revelam as velhas raízes da vivência humana neste local desde a pré-história. A exploração das minas de ouro nas regiões próximas e a posição estratégica do “Crasto” comprovam a permanência dos Romanos nestas terras.

Entre outras versões, a denominação “Gondomar” é atribuída ao rei visigodo “Gundemaro” que, em 610, teria aqui fundado um Couto.

Apesar de não haver vestígios dos cavaleiros visigóticos, Gondomar recebeu o primeiro foral em 1193, de D. Sancho I, que, mais tarde, foi confirmado pelo rei D. Afonso II, através das Inquirições. O Monarca “fez honra de Gondomar” a D. Soeiro Reymondo, que aqui tinha um solar.

No reinado de D. Manuel I é outorgado o segundo foral ao “Município de Gondomar”, em 1515. Também estas terras férteis foram doadas a D. Margarida de Vilhena, concedendo-lhes direitos de renda, foros, etc.

Nos séculos seguintes, o “julgado de Gondomar” não enquadrou sempre as atuais freguesias. Ao longo dos anos diversas modificações do estatuto e demarcações de algumas localidades - Melres Rio Tinto, Lomba e São Pedro da Cova - fizeram variar a forma do concelho. Se bem que fossem integradas as referidas freguesias com todas as suas potencialidades, ao concelho já pertenceram Avintes (hoje ligada à cidade de Vila Nova de Gaia) e Campanhã (freguesia do Porto, fronteiriça com os limites de Gondomar).

Data de 1868 a incorporação no concelho das freguesias de São Cosme, Valbom, Rio Tinto, Fânzeres, São Pedro da Cova, Jovim, Foz do Sousa, Covelo, Medas, Melres e Lomba. Formalmente só em 1927 a sede do concelho - São Cosme - foi confirmada como Vila de Gondomar, mediante pedido à Presidência da República.

Em 1985 foi promulgada a lei de criação da Freguesia de Baguim do Monte. Em 1991 Gondomar ascende a cidade, o mesmo acontecendo com Rio Tinto, em 1995. Mais recentemente (janeiro de 2005), Valbom também ascende à categoria de cidade.

Info: Câmara Municipal de Gondomar

Vídeos

Conheça a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins

Samuel Gomes, membro da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, falou deste grupo que foi criado em 2007 dedicado à música de plectro.

Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins - "Paseo de Erik Marchelie"

Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins - "Paseo de Erik Marchelie"

Património Industrial

Inês Lino, do Departamento Património da Câmara Municipal de Gondomar, explicou que o património do concelho que é rico na área industrial, natural e artística.

Academia Pausa - "Dança Contemporânea"

Academia Pausa - "Dança Contemporânea"

Doçaria: Corações de Gondomar

Manuel Moreira, pasteleiro da confeitaria Avenida, falou sobre um doce típico chamado ‘corações de Gondomar’ que existem desde 2006.

Conheça a Academia Pausa

Sílvia Araújo, professora da Academia Pausa, explicou que o objetivo desta escola é que os jovens e adultos usufruam de atividades física.

Merend'ouro

Ana Monteiro, vice-presidente do Rancho Folclórico de S. Cosme, divulgou o evento “Merend’ouro”.

Casa Branca de Gramido

Luís Filipe de Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Gondomar, deu a conhecer a Casa Branca de Gramido que é um imóvel histórico situado na margem de Valbom.

DouroEncanto - "Barqueiro"

DouroEncanto - "Barqueiro"

Rota da Filigrana

Carlos Brás, do Desenvolvimento Económico, Empreendedorismo e Turismo da Câmara Municipal de Gondomar, apresentou a ‘Rota da Filigrana’ que pretende dar a conhecer e valorizar os ourives genuínos do concelho. Carina Caldeira conversou também com Arlindo Moura, filigraneiro e natural de Gondomar, que explicou a arte e o lado mais inovador das suas peças.

Tapada de São Domingos

Sebastião Magalhães, proprietário da Tapada de São Domingos, deu a conhecer este alojamento rural que se encontra apenas a três minutos a pé das margens do rio Douro.

Campidouro

O repórter Hélder Teixeira foi conhecer o espaço Campidouro onde esteve à conversa com Rosa Duarte a administradora deste parque de campismo

DouroEncanto - "Rabela do Douro"

DouroEncanto - "Rabela do Douro"

Entrevista Marco Martins

Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, deu a conhecer as mudanças da imagem do concelho e a dinamização do espaço público.

Conheça os DouroEncanto

Indalécio Paiva, maestro do DouroEncanto, falou das origens do grupo dedicado à música tradicional portuguesa.

Especial Verão - Gondomar_6 de setembro parte 3

Especial Verão - Gondomar_6 de setembro parte 3

Especial Verão - Gondomar_6 de setembro parte 2

Especial Verão - Gondomar_6 de setembro parte 2

Especial Verão - Gondomar_6 de setembro parte 1

Especial Verão - Gondomar_6 de setembro parte 1

Especial Verão - Gondomar, 29 de agosto, parte 3

Especial Verão - Gondomar, 29 de agosto, parte 3

Especial Verão - Gondomar, 29 de agosto, parte 2

Especial Verão - Gondomar, 29 de agosto, parte 2

Especial Verão - Gondomar, 29 de agosto, parte 1

Especial Verão - Gondomar, 29 de agosto, parte 1

Entrevista Idalécio Mota

Idalécio Mota, proprietário da confeitaria ‘O Forninho’ , mostrou alguma da doçaria típica de Gondomar e falou em particular sobre o doce chamado ‘mimo d’ouro’ que tem particularidade de ter como um dos ingredientes o nabo.

Factor X - Shbam

Factor X - Shbam

Entrevista Carlos Brás e Ricardo Vigário

Carlos Brás, vereador do Desenvolvimento Económico, Empreendedorismo e Turismo da Câmara Municipal de Gondomar, em conjunto com Ricardo Vigário, nadador-salvador, divulgaram as praias fluviais do município que conta com um frente fluvial de aproximadamente 37,5km.

Feira Medieval de Rio Tinto

Albertino Valadares, presidente da Associação Artística de Gondomar, divulgou a Feira Medieval de Rio Tinto um evento de cariz histórico.

Conheça a Diana Basto

Diana Basto atualmente integra a banda nortenha ‘Trabalhadores do Comércio” e aos 25 anos gravou o primeiro álbum ‘Amanhecer’ com o single “grita, sente”.

Diana Basto - "Grita, Sente"

Diana Basto - "Grita, Sente"

Entrevista Luís Filipe Araújo

Luís Filipe de Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Gondomar, falou das tradicionais festas da Nossa Senhora do Rosário que já acontecem no concelho há 300 anos.

Entrevista José Pereira dos Santos

José Pereira dos Santos, artesão, mostrou alguns dos seus trabalhos esculpidos em talha de madeira e falou um pouco da sua história e como começou na área.

Following Emotions

Pedro Loureiro, da empresa 'Following Emotions', explicou as várias atividades e experiências de turismo e desportos radicais que apresentam.

Conheça as Dancing Star

Luísa Rocha Santos, representante DancingStar, falou sobre a associação que é direcionada à ocupação dos tempos livres dos jovens.

Gondopaint Paintballclub

O repórter Hélder Teixeira foi conhecer e experimentar o 'Gondopaint paintballclub', o primeiro clube de paintball registado no concelho. Osvaldo Bessa explicou ainda que o espaço dispõe de outras atividades radicais.

Entrevista Sandra Almeida

Sandra Almeida, vereadora do Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Gondomar, divulgou o evento da ‘Noite Branca’ e do facto de Gondomar ser a Cidade Europeia do Desporto em 2017.

Conheça o Factor X

Sara Lobo, instrutora do ginásio Factor X, divulgou o espaço e demonstrou algumas das aulas que se pode praticar.

Entrevista Rosa Couto e Rui Santos

Rosa Couto, do centro Hípico de Gondomar, e o professor Rui Santos falaram sobre o espaço que é pioneiro na história do hipismo do concelho.

Dancing Star - "Fado"

Dancing Star - "Fado"

Fotos escolhidas a dedo

1/ 48

Por onde vamos andar

01 de Janeiro de 1970
Viana do Castelo
28 de Julho de 2017
Espinho
30 de Julho de 2017
Montalegre
31 de Julho de 2017
Montalegre