O Porto Canal

Perto de si

Vila Nova de Famalicão

Vila Nova de Famalicão nasceu para a história em 1 de Julho de 1205, com o Foral de D. Sancho I. Alguns historiadores referem que a povoação hoje denominada Vila Nova de Famalicão já era, nos alvores da nacionalidade portuguesa, sede administrativa e judicial da Terra de Vermoim.

Vila Nova de Famalicão é hoje uma terra frequentemente mencionada como um dos principais centros culturais, comerciais e industriais do país. Situada estrategicamente entre as cidades de Braga, Guimarães e Porto, Famalicão é uma cidade de referência no Baixo Minho e no Vale do Ave.

Com uma rica e variada tradição cultural que remonta aos tempos pré-históricos, a comunidade famalicense tem-se afirmado com uma personalidade própria e bem definida.

Os castros no cimo dos montes, as pontes que abraçam as margens dos rios, as igrejas que reflectem espiritualidade, a nobreza das casas solarengas, os usos e os costumes do amanho da terra, a riqueza do artesanato e da gastronomia são um testemunho vivo de uma comunidade que constrói o futuro a cada momento.

Liderando um dos pólos de desenvolvimento do Vale do Ave, a cuja Associação de Municípios pertence, o concelho de Vila Nova de Famalicão, com cerca de 140.000 habitantes, é uma terra de encantos e oportunidades. Com uma localização privilegiada no noroeste português, entre o Porto e a Galiza (Espanha), o Município de Vila Nova de Famalicão é servido por um cruzamento de auto-estradas - A3 (Porto-Vigo) e A7 (Guimarães-Póvoa de Varzim) - e por um serviço de transportes ferroviários de vanguarda, com ligações directas a Braga, Guimarães, Porto, Vigo, Coimbra, Lisboa e Algarve.

Daí a força da sua indústria diversificada e a dinâmica sócio-económica característica do Município. Vila Nova de Famalicão acolhe a sede das maiores e melhores empresas do país em vários sectores da indústria: no têxtil, nos pneus, no vestuário, no sector alimentar, na construção de obras públicas...

Terra do escritor Camilo Castelo Branco, Vila Nova de Famalicão é um concelho a conhecer.

Nomeadamente o dinamismo das suas associações desportivas, a sua oferta cultural multifacetada - que tem o seu máximo expoente na Casa das Artes -, o seu Turismo rural e religioso, as suas festas e romarias, os seus restaurantes, o seu património cultural e industrial.

Info: Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão

Vídeos

Gindança - Chá chá chá e jive

Gindança - Chá chá chá e jive

Entrevista Rúben Marques

Rúben Marques, da Bag4Days, demonstrou e explicou o seu projeto inovador onde é possível alugar malas para quando for de viagem ir com mais segurança e qualidade.

Museu do Automóvel

Depois do Museu Nacional Ferroviário, Rafaela Granado foi também conhecer o Museu do Automóvel. Um edifício onde se encontram diversos modelos antigos de carros e que pretende reafirmar a cidade de Famalicão como a Capital do Automóvel Antigo.

Entrevista Luís Campos e Artur Santos

Luís Campos e Artur Santos são dois empreendedores que criaram duas marcas únicas e que até se completam. Luís é o criador da WestMister, uma marca de meias que se distingue pela qualidade e irreverência. Quanto ao Artur, este é o homem que tornou possível a Art'Sartorial, uma marca que cria fatos, camisas, sapatos, gravatas e até lenços, tudo à medida e gosto do cliente.

Entrevista Augusto Lima

Augusto Lima, coordenador do projeto Famalicão Made In, falou sobre a iniciativa que desde 2013 que promove o empreendedorismo em várias áreas mas principalmente na indústria.

Entrevista Bruno Silva

Bruno Silva, presidente do conselho de administração da Fundação Castro Alves, falou um pouco sobre como surgiu a associação e de como esta proporciona às crianças a oportunidade de aprender diversas áreas da arte e da cultura.

Galeria Ala da Frente

Na Galeria Ala da Frente, a repórter Rafaela Granado ficou a conhecer uma galeria municipal cheia de cultura e arte contemporânea.

Museu Nacional Ferroviário

Rafaela Granado esteve no Museu Nacional Ferroviário, um projeto alternativo à antiga Secção Museológica e que guarda muitas histórias nas carruagens que ali estão preservadas.

Conheça a Gindança

Rita Almeida é professora na Gindança, uma escola de dança e ginástica de Vila Nova e Famalicão. Uma academia com 14 anos de existência e que todos os anos promove o Famalicão Dança.

Filtro - "Borboleta"

Filtro - "Borboleta"

Conheça a banda Filtro

A banda Filtro tem como vocalista Pedro Maceiras, um participante do programa The Voice. O cantor juntou alguns amigos e juntos formaram o Filtro, uma banda famalicense que pretende demonstrar que o rock ainda está vivo em Portugal.

Restaurante Ferrugem

Rafaela Granado foi conhecer o restaurante Ferrugem, um sítio onde no século XVIII se situava um estábulo. O estabelecimento é também conhecido pela cozinha honesta, genuína, artesanal e dinâmica.

Especial Verão - Vila Nova de Famalicão_ 3 de agosto parte 1

Especial Verão - Vila Nova de Famalicão_ 3 de agosto parte 1

Especial Verão - Vila Nova de Famalicão_ 3 de agosto parte 2

Especial Verão - Vila Nova de Famalicão_ 3 de agosto parte 2

Especial Verão - Vila Nova de Famalicão_ 3 de agosto parte 3

Especial Verão - Vila Nova de Famalicão_ 3 de agosto parte 3

Especial Verão - V.N. Famalicão, 1 de agosto, parte 3

Especial Verão - V.N. Famalicão, 1 de agosto, parte 3

Entrevista Eva Castro

Eva Castro cria 'trapinhas' que enchem o mundo das crianças de cor e brincadeira.

Entrevista Ana Dora Borges

Ana Dora Borges é a professora e responsável pelo projeto EnvolvAr-te, uma iniciativa que envolve cerca de 50 pessoas e que pretende criar uma nova designação para circo contemporâneo.

Conheça o projeto 'Mais e Melhores Anos'

Rui Batista defende que pretende "dar vida aos que já lutaram muito por Famalicão" e como tal criou o programa 'Mais e Melhores Anos', um projeto que envolve mais de 3000 séniores e que incentiva à prática de exercício.

Casa-Museu Camilo

A Casa-Museu dá a conhecer mobiliário que pertenceu a Camilo Castelo Branco e à família nuclear e pode ser visitada em S. Miguel de Seide, Vila Nova de Famalicão.

Conheça os Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense

Domingos da Soalheira, vice-presidente da Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense, explicou como surgiu a ideia de criar o grupo e demonstraram ainda como conseguem juntar a concertina e uns versos e tornar tudo numa dedicatória ao Porto Canal.

Entrevista Mário Passos

Mário Passos é artesão e decora garrafas que mais tarde vão ser enchidas de aguardente com peças de madeira. O artista explica como o faz e revela ainda que trabalha no telhado e que quem começou este 'bichinho' foi o seu filho quando tinha 15 anos.

Parque da Devesa

Rafaela Granado foi conhecer o Parque da Devesa e mostra-lhe tudo o que se vai passar lá neste Verão.

Mel - Piquenique das Artes

Os responsáveis do projeto Mel - Piquenique das Artes promoveram o evento que vai decorrer no Parque da Devesa, entre os dias 3 e 6 de agosto. Um evento gratuito e que se designa de festival artístico multicultural.

Entrevista Joaquim Ramos

Joaquim Ramos é o proprietário do restaurante Tanoeiro, um dos mais antigos da cidade de Famalicão. Desde as diversas entradas até à maçã assada, todos saem do Tanoeiro de 'papo cheio'.

Entrevista Manuel Campos

Manuel Campos, artesão de cestaria decorativa, mostrou e explicou como produz os seus trabalhos e qual a utilidade de cada um.

Entrevista Paulo Cunha

Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, falou essencialmente sobre o têxtil e o artesanato da região e tal como ele diz "quem está em Famalicão está perto do mundo inteiro".

Museu da Indústria Têxtil

A repórter Rafaela Granado foi conhecer o Museu da Indústria Têxtil que completa 30 anos de existência.

Conheça os The CityZens

Os The CityZens são uma banda famalicense formada desde 2014 e demonstraram à equipa do Especial Verão como se faz rock 'à séria'.

The CityZens - "Billy Was a Black Punk Rocker"

The CityZens - "Billy Was a Black Punk Rocker"

Especial Verão - V.N. Famalicão, 1 de agosto, parte 2

Especial Verão - V.N. Famalicão, 1 de agosto, parte 2

Especial Verão - V.N. Famalicão, 1 de agosto, parte 1

Especial Verão - V.N. Famalicão, 1 de agosto, parte 1

Fotos escolhidas a dedo

1/ 23

Por onde vamos andar

01 de Janeiro de 1970
Viana do Castelo
28 de Julho de 2017
Espinho
30 de Julho de 2017
Montalegre
31 de Julho de 2017
Montalegre