Progresso

REVISTA DO ANO 2016

e o que nos pode esperar em 2017

O Porto Canal procurou fazer um balanço dos temas que dominaram o ano de 2016 e tenta perspetivar 2017. Esta página cobre trabalhos na área da Política, Sociedade, Desporto, Economia, País, Cultura, Internacional.

DESCUBRA MAIS

“É no quadro desta Constituição - que, como toda a obra humana, não é intocável, mas que exige para reponderação consensos alargados, que unam em vez de dividir - que temos, pela frente, tempos e desafios difíceis a superar.”

Marcelo Rebelo de Sousa, na tomada de posse como Presidente da República

09-03-2016

1º TRIMESTRE

O ano de 2016 começa logo com a subida do salário mínimo nacional para os 530 euros e com a reversão de muitos diplomas do anterior Governo liderado por Passos Coelho. Na política o 1º trimestre de 2016 fica marcado pela vitória nas presidênciais de Marcelo Rebelo de Sousa que começa a marcar a diferença a ir à cidade do Porto para marcar o início do mandato. Ainda no Porto 'rebenta' a polémica entre as entidades do Norte e a TAP, quando a transportadora decide suprimir rotas a partir do aeroporto Sá Carneiro no Porto, com Rui Moreira a ser o principal ator na luta contra o centralismo. De fora vem a triste notíca da morte de 12 emigrantes, num acidente rodoviário em Moulin, que regressavam a Portugal para a Páscoa e o atentado que provocou dezenas de mortes em Bruxelas.

“Se o operador [TAP] permanecer público tem de prestar serviço público e, nesse caso, aí sim, exigiremos (…) que a TAP não seja a Air-alfacinha e seja a Air Portugal.”

Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto

21-01-2016

“Estou a ver que tenho de o procurar [Augusto M. Seabra], a ele e já agora ao Vasco Pulido Valente, para as salutares bofetadas. Só lhe podem fazer bem. A mim também.”

João Soares, ministro da Cultura

Facebook, 07-04-20216

2º TRIMESTRE

A manifestação de taxistas contra a atividade da Uber em Portugal, os protestos das escolas privadas contra o fim dos contratos de associação marcaram as manchetes dos espaços informativos a nível nacional. De Vigo chega a notícia da alegada tentativa de homicídio por parte de um empresário do Porto que terá golpeado com um martelo de pedreiro a esposa quando esta saia do banho num quarto de hotel e de França um grupo de peritos criado pela Agência Nacional de Segurança do Medicamento conclui que o acidente que em janeiro obrigou à hospitalização de seis voluntários, um dos quais viria a falecer, se deveu à toxicidade da molécula, desenvolvida pela Bial, que estava a ser testada no laboratório Biotrial. o segundo trimestre de 2016 fica marcado também pela abertura do túnel do Marão, dez anos depois, e pelo sim ao 'Brexit'.

“Quando cheguei aqui, há 17 anos, e disse que queria liderar uma campanha para tirar o Reino Unido da União Europeia, vocês todos riram-se de mim. (…) Não se estão a rir agora, pois não?”

Nigel Farage, no Parlamento Europeu

28-06-2016

“Ambos países não conseguiram cumprir os compromissos em 2015 e a Comissão Europeia, para defender a sua credibilidade, deve aprovar sanções contra Espanha e Portugal.”

Gunther Oettinger, comissário europeu para a Economia

04-07-2016

3º TRIMESTRE

O terceiro trimestre fica inevitavelmente marcado pela vitória de Portugal no Euro 2016 em França com o golo de Éder na final contra a seleção anfitriã. Em terras lusas as chamas queimaram 150 mil hectares de floresta e o trimestre marca os avanços e recuos da extensão do metro até Muro, na Trofa. A coleção Miró vê Serralves como nova casa e Portugal e Espanha fica na sombra de umas possíveis sanções que não se confirmaram pela Comissão Europeia.

“Oh! Anda bater, anda bater, anda. Tu bates bem. Se perdermos, que se f***. Anda. Personalidade, personalidade. Tu bates bem, anda. Seja o que Deus quiser. É a penáltis, é a lotaria.”

Cristiano Ronaldo, a tentar convencer João Moutinho a marcar um penálti no jogo com a Polónia a contar para o Europeu

04-07-2016

“A administração [da CGD] decidiu demitir-se, está demitida.”

António Costa

28-11-2016

4º TRIMESTRE

O último trimeste de 2016 vive um episódio macabro com o caso de Pedro Dias, que se entregou diante das câmaras de televisão depois de dias e dias em fuga. A reta final do ano fica marcada pela morte de Dylan Silva e Hugo Abreu nos Comandos, depois de um golpe de calor. Tal como tinha começado o ano, o aumento do salário mínimo nacional volta a estar em cima da mesa, pouco depois da visita dos Reis de Espanha a Portugal, e breve passagem de António Domingues na CGD. António Guterres é eleito secretário-geral das Nações Unidas e Trump é eleito Presidente dos Estados Unidos da América.

“Serei Presidente de todos os americanos e isto é muito importante para mim.”

Donald Trump, Presidente eleito dos EUA

09-11-2016

POLÍTICA
CULTURA
JUSTIÇA
PAÍS
MUNDO

PERSPETIVAS 2017

Afinal o que vem aí para 2017?

Principais alterações para as famílias em 2017
Principais mudanças para as empresas para 2017