Pessoas com excesso de peso podem ter mais tipos de cancros

Pessoas com excesso de peso podem ter mais tipos de cancros
| Mundo
Porto Canal (AYQ)

O excesso de peso pode aumentar o risco de doenças oncológicas. Para além dos cancros de risco, já conhecidos em 2002, um relatório publicado na revista médica New England Journal of Medicine vem acrescentar oito tipos de tumor à lista.

 

A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Cancro (IARC) da Organização Mundial da Saúde divulgou, em 2002, os cinco tipo de cancro de maior risco para pessoas com excesso de peso, sendo eles cancro do cólon, esófago, rins, mama e útero. A este grupo, a IARC anunciou oito novos tipos de cancro: tumores do estômago, fígado, vesícula, pâncreas, ovário, tiróide, cerebral (meningioma) e mieloma múltiplo (cancro do sangue).

De acordo com a análise realizada a estudos sobre excesso de peso/risco de cancro, manter um peso normal pode reduzir a incidência deste tipo de doenças oncológicas. As causas do cancro podem derivar de vários fatores, no entanto, manter um estilo de vida saudável é uma boa receita para evitar este tipo de problemas. Segundo o estudo realizado, o excesso de gordura pode promover inflamações no organismo e levar a uma superprodução de estrogénio, testosterona e insulina, impulsionando assim o aumento do cancro e da incidência do mesmo.

"Uma dieta equilibrada, manter um peso saudável e fazer exercício, além de não fumar, podem ter um impacto significativo na redução do risco de cancro", conclui Graham Colditz, da Escola de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis, segundo a agência AFP.

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.