Montenegrino Luksic abandona corrida para secretário-geral da ONU

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Nações Unidas, Nova Iorque, 23 ago (Lusa) -- O ex-primeiro-ministro do Montenegro Igor Luksic anunciou hoje a sua retirada da corrida ao cargo de secretário-geral da ONU, o que reduz a dez o número de candidatos, entre os quais António Guterres.

Luksic foi um dos candidatos com menos apoios na segunda sondagem secreta realizada a 05 de agosto entre os membros do Conselho de Segurança, na qual o ex-primeiro-ministro português António Guterres consolidou a sua posição de grande favorito.

A desistência do ex-governante montenegrino soma-se a outra anunciada antes dessa segunda votação, a da croata Vesna Pusic, que fora a mais mal classificada na primeira consulta efetuada no órgão máximo de decisão das Nações Unidas.

Sem eles, são agora dez os candidatos na corrida até à próxima sondagem, agendada para 29 de agosto.

O plano do Conselho de Segurança passa por realizar várias rondas de votação até obter, em outubro, consenso em relação a um nome, que depois será aprovado pela Assembleia-Geral, na qual têm assento os 193 Estados membros das Nações Unidas.

O escolhido substituirá Ban Ki-moon à frente da ONU em janeiro do próximo ano.

ANC // EL

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.