Crise económica pode agravar estado nutricional das crianças - especialista

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 01 jun (Lusa) - A crise económica que se vive atualmente em Portugal poderá contribuir para o agravamento do estado nutricional das crianças, uma vez que o menor poder económico limita a realização de uma alimentação nutricionalmente equilibrada, alertou hoje uma especialista.

Carla Rêgo, fundadora e presidente do Grupo Nacional de Estudo e Investigação em Obesidade Pediátrica e coordenadora do Estudo do Padrão de Alimentação e Crescimento Infantil (EPACI Portugal 2012), citou como exemplo os leites de fórmula infantil que são mais dispendiosos do que o leite de vaca e que começa a ser dado ao bebé precocemente, a partir dos 8 a 9 meses.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Pediatria é aconselhável a utilização de "leites infantis" desde os 12 até aos 24 a 36 meses de vida, dada a baixa qualidade nutricional do leite de vaca.

A pediatra afirmou que a obesidade infantil afeta cada vez mais crianças em Portugal e que é já encarada como um problema de saúde pública, estando associada a um aumento da probabilidade de desenvolver obesidade na idade adulta levando a perturbações no sono, problemas ortopédicos, distúrbios gastrointestinais e, a longo prazo, doença cardiovascular e diabetes.

Em Portugal ainda não existem dados concretos sobre a prevalência de obesidade nas crianças entre os 1 e os 3 anos de idade, mas os profissionais de saúde estimam que cerca de 30% destas crianças tem excesso de peso, sendo que este número terá a tendência para aumentar.

O estado nutricional e os hábitos alimentares das crianças deste grupo etário estão a ser analisados no EPACI Portugal 2012, cujos primeiros resultados, relativos à região norte, são hoje divulgados no Porto. Os resultados globais deverão ser apresentados em setembro, segundo Carla Rêgo.

PM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".