Catarina Martins diz que "todos os dias" se arrepende da criação da 'geringonça'

Catarina Martins diz que "todos os dias" se arrepende da criação da 'geringonça'
| Política
Porto Canal com Lusa

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, afirmou que "todos os dias" se arrepende da criação da 'geringonça' pelas suas limitações, numa entrevista ao jornal Público hoje divulgada.

Quando questionada se perante polémicas como as viagens pagas pela Galp a membros do Governo não houve algum momento em que o Bloco se tenha arrependido da criação da 'geringonça' (partidos que apoiam parlamentarmente o executivo de António Costa) Catarina Martins afirmou: "Todos os dias me arrependo. Faz parte".

Instada a explicar a posição, a deputada bloquista acrescentou: "Todos os dias somos confrontados com as limitações".

No entanto, "enquanto os objetivos que estiverem a ser traçados forem cumpridos, cá estamos. Com as dificuldades de todos os dias", adiantou Catarina Martins.

"Todos os dias sou confrontada com os limites da 'geringonça'. Isso custa. O que não é mau, é o que temos de fazer. Há dois objetivos essenciais no acordo que o BE fez, mas fizemo-lo e lutámos por ele: travar o empobrecimento do país e afastar a direito do Governo", acrescentou.

Questionada sobre se tem medo de não conseguir ir mais além, Catarina Martins admitiu que sim.

"Todos os dias tenho medo de não conseguir. Todos os dias tenho de lutar para que seja possível. Não é mau", afirmou a deputada.

No entanto, admitiu que todos os dias se arrepende, tem medo e luta contra as limitações.

A 'geringonça' é o conjunto de forças políticas que apoiam o Governo socialista, no âmbito de um acordo entre a esquerda que inclui PS, BE, PCP e PEV.

Em 10 de novembro do ano passado, Paulo Portas, na altura vice-primeiro-ministro, tinha afirmado que o acordo de esquerda não era bem um governo, mas sim "uma ‘geringonça’".

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.