Portugal melhora balança comercial com Espanha nos primeiros oito meses do ano

| Economia
Porto Canal / Agências

Madrid, 28 out (Lusa) -- Portugal melhorou a sua balança comercial com Espanha nos primeiros oito meses do ano, tendo as exportações para o país crescido 10,1% e as importações aumentado 6,7%, segundo dados do Governo espanhol.

Em concreto e segundo dados do Ministério da Economia espanhol facultados à Lusa pela delegação do AICEP em Madrid, as exportações portuguesas para Espanha atingiram os 6.340 milhões de euros (mais 10,1%) e as importações cresceram 6,7% para 10.751 milhões de euros.

No ranking de países, Portugal, com uma quota de 6,9%, foi o 4º destino das vendas espanholas e o 7º fornecedor (quota de 3,9%).

Em agosto, e em termos mensais homólogos, as exportações portuguesas para Espanha aumentaram 27,1% e as importações cresceram 9,9%.

Numa nota de análise, a AICEP destaca que do aumento de 580 milhões de euros nas importações espanholas de Portugal, 442 milhões, ou seja mais de 76%, foram de produtos energéticos, fundamentalmente petróleo e derivados.

Os produtos energéticos representam 11,4% do total das importações espanholas de Portugal nos oito primeiros meses do ano, tendo crescido 155,5% relativamente ao período homólogo do ano anterior.

Excluindo o aumento dos produtos energéticos das trocas comerciais bilaterais, o AICEP estima que as exportações portuguesas para Espanha cresceram cerca de 2,4%, "um valor francamente positivo face à tendência negativa das importações globais de Espanha (-3,2%) e com origem na UE (-2,1%).

Entre os principais produtos importados de Portugal destacam-se ainda o crescimento de 6.9%, para 17,3% dos produtos alimentares e o crescimento de 7,3% para 16,3% do total dos produtos manufaturados de consumo, incluindo têxteis e confeção, calçado, brinquedos, joalharia, artigos de cabedal e olaria, entre outros.

O AICEP destaca ainda as evoluções registadas em algumas comunidades autónomas espanholas, nomeadamente o aumento de 22,8% nas exportações portuguesas para a Catalunha (primeiro cliente no período de Janeiro a Agosto de 2013 com 1.158 milhões de euros e uma quota de 18,3%).

Destaque ainda para o aumento de 44,4% nas vendas à Comunidade Valenciana, 4º cliente com 697 milhões de euros e uma quota de 11% do total das compras espanholas.

"Estes aumentos são o resultado principalmente do facto de nestas comunidades estarem situados os principais portos de acesso para produtos energéticos", refere a nota remetida à Lusa.

ASP// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.