Podemos melhorar a proposta preservando objetivos essenciais - Ministra das Finanças

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 out (Lusa) - A ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, considerou hoje que o Governo e os partidos políticos podem, em conjunto, melhorar a proposta de Orçamento do Estado para 2014, preservando os seus objetivos essenciais.

"As principais linhas da proposta de Orçamento do Estado foram já apresentadas aos portugueses e ao parlamento. Estamos, assim, num período de debate decisivo, um período em que o Governo tem oportunidade de fundamentar as suas opções, e um período em que os partidos políticos podem defender as suas opiniões e dar os seus importantes contributos", declarou Maria Luís Albuquerque, numa intervenção nas jornadas parlamentares conjuntas do PSD e do CDS-PP, na Assembleia da República.

"Em conjunto, estou confiante que podemos melhorar a proposta apresentada preservando os seus objetivos essenciais", acrescentou.

Segundo a ministra das Finanças, "este período de discussão focar-se-á inevitavelmente em questões de economia e de justiça social", os dois temas escolhidos pelo PSD e pelo CDS-PP para estas jornadas parlamentares.

"Estas são, de facto, realidades indissociáveis e são ambas prioridades do Governo", afirmou.

Todos os ministros do Governo PSD/CDS-PP e o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, foram convidados a fazer discursos abertos à comunicação social nestas jornadas parlamentares, que se realizam entre hoje e terça-feira.

Pelo contrário, as intervenções e questões dos deputados da maioria - bem como as respostas dos membros do executivo - serão à porta fechada, com exceção dos discursos de abertura e de encerramento feitos pelos líderes parlamentares do PSD e do CDS-PP.

IEL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.