"Povos Unidos contra a troika" protestam em várias cidades portuguesas e europeias

"Povos Unidos contra a troika" protestam em várias cidades portuguesas e europeias
| País
Porto Canal

Lisboa, Porto, Aveiro, Beja, Guimarães, Setúbal e Vila Real são algumas das 18 cidades portuguesas que aderiram ao protesto europeu do movimento "Povos Unidos contra a 'troika'" que hoje se realiza.

Realizada em 102 cidades europeias de 18 países, todos intervencionados pela 'troika' - Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional -, a manifestação visa contestar as políticas erradas que se têm desenvolvido nos países onde tem intervindo.

Em Lisboa, a manifestação, que sai de Entrecampos com destino à Alameda, irá parar na Avenida da República frente às instalações do Fundo Monetário Internacional (FMI), como forma de protesto pelas políticas de austeridade defendidas para Portugal por esta instituição internacional.

A Plataforma 15 de Outubro e outros movimentos sociais também se vão juntar à manifestação explicando que o protesto "será um repúdio dos povos às políticas da 'troika' e dos seus subjugados governos nacionais.

Para a Plataforma, "no caso de Portugal, o governo de Passos e Portas obedece piamente às imposições da 'troika' continuando a implementar duras medidas de austeridade que só trarão mais desemprego, recessão, miséria e fome.

"São medidas que farão os trabalhadores regredir mais de 100 anos na sua qualidade de vida, tudo para fazer lucrar cada vez mais", critica.

Também a Associação José Afonso se mostrou solidária com a iniciativa, por considerar que continua a ser necessário "criar desassossego", como José Afonso disse numa entrevista em 1985, refere um comunicado assinado pelo dirigente da associação, Francisco Fanhais.

Ao protesto, e segundo a organização, já se juntaram mais de 100 localidades em 12 países da Europa (Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, Croácia, Suíça, Áustria, Alemanha, Reino Unido, Irlanda e Holanda).

"Desta vez não será apenas Portugal a sair à rua, serão todos os povos da Europa a manifestar-se contra a receita da austeridade, a favor de que sejam os povos a decidirem as suas vidas", lê-se num comunicada do movimento "Que se lixe a Troika".

O linguista e a escritora norte-americanos Noam Chomsky e Susan George, o realizador britânico Ken Loach e a jornalista espanhola Pilar del Río contam-se entre os apoiantes da manifestação internacional de hoje.

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.