Transmontanos criam movimento contra o abandono da região

| Norte
Porto Canal

Um movimento contra o abandono de Trás-os-Montes está a ser criado em Varge, uma aldeia de Bragança, com o propósito de envolver os cidadãos na discussão dos principais problemas e de contrariar as políticas do poder central.

O Movimento Cívico Defender, Autonomizar e Rejuvenescer Trás-os-Montes (DART) pretende estender-se a outras localidades transmontanas, prevendo na sua atuação a discussão pública de grandes projetos e a elaboração e concretização de outros de menor dimensão com reconhecido interesse para a revitalização das aldeias e para a promoção da região", como adiantou à Lusa um dos promotores, Francisco Alves.

"Inconformados com a desertificação, o abandono, o envelhecimento e o desrespeito a que desde sempre o Poder Central tem votado o Interior e, bem assim, a Sub-Região Alto Trás-os-Montes, um conjunto de transmontanos, de descendentes ou amigos de transmontanos, moradores permanentes ou temporários ou simplesmente pessoas que se afeiçoaram a Trás-os-Montes" decidiram constituir o novo movimento cívico que será apresentado publicamente na sexta-feira, ma aldeia de Varge.

É um movimento cívico aberto a todos os cidadãos que subscrevam os princípios que o rege, "independentemente da filiação partidária, da cultura ou etnia a que pertençam e do credo religioso que professem" e que "pretende colaborar com todos os serviços públicos, instituições e associações já existentes, tendo em vista somente a defesa e valorização da cultura e das condições de vida dos transmontanos".

Os promotores entendem que "para o reforço da democracia falta o envolvimento dos cidadãos na discussão dos problemas públicos" e é essa participação cívica que se propõem impulsionar.

Francisco Alves afirmou à Lusa ter já a intenção de adesão de "70 pessoas, sobretudo jovens", que tal como ele vivem fora da região.

Professor de filosofia, o "pai" deste novo movimento fez há 40 anos o percurso de muitos transmontanos para fora da região.

Agora que se aposentou, continua dividido entre Lisboa e Bragança, mas com mais tempo para a aldeia de origem, Varge, a partir de onde pretende lançar esta nova dinâmica regional.

O movimento tem já alguns projetos para discussão pública e "compromete-se a trabalhar no sentido de encontrar fundos para a sua concretização, sempre em conjunto com as autarquias e demais agentes, visando fundamentalmente a preservação dos valores tradicionais e patrimoniais de forma a tornar as aldeias mais atrativas para todos que queiram conhecer a nossa região".

Os promotores do DART defendem "a política como uma dimensão nobre que deve visar unicamente o bem público" e pretendem "ser um aviso sério aos poderes instalados e estagnados que representam muitas vezes um travão ao próprio desenvolvimento económico e social local que deve assentar nos princípios da sustentabilidade e da subsidiariedade".

+ notícias: Norte

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.

Câmara da Feira vai requalificar centro urbano de São João de Ver

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai requalificar a área central da freguesia de São João de Ver. Segundo a autarquia, a empreitada encontra-se em “fase final de projeto de execução e aguarda resposta do pedido de pareceres a entidades externas”.

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.