Liga dos Bombeiros acredita em “onda terrorista organizada”

Liga dos Bombeiros acredita em “onda terrorista organizada”
| País
Porto Canal (IYM)

O Presidente da Liga dos Bombeiros Jaime Marta Soares disse esta sexta-feira que há uma “onda terrorista devidamente organizada” que provoca incêndios florestais. O Presidente acredita que o pedido de meios aéreos devia ter sido antecipado.

Depois do encontro com o Presidente da República, Jaime Marta Soares não considera que tenha havido incompetência política no tempo em que foi pedida a ajuda aos meios aéreos, por parte do Governo. Contudo, admite ter sido “um erro estratégico”.

O Presidente refere que aquilo que tem provocado os vários fogos em Portugal é uma “onda terrorista”, uma vez que “é impossível” haver ignições de fogo com uma frente tão vasta como as que se têm verificado na última semana.

Marta Soares lembrou que 98% dos fogos florestais são provocados por mão humana. No seu entender, 75% desses incêndios serão de origem criminosa.

Para que se evite repetir todos os anos as mesmas discussões no que concerne à prevenção de incêndios, o responsável da Liga espera que sejam efetivamente tomadas decisões políticas de verdadeira prevenção. Uma das propostas da Liga dos Bombeiros é a criação de um observatório nacional para os incêndios florestais, que analisa questões de prevenção e combate de fogos.

"Há uma negligência criminosa em não se levarem por diante projetos de reflorestação", disse Marta Soares, relembrando aquilo que Portugal não tem feito.

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.