Número de beneficiários do abono de família baixou em setembro - Segurança Social

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 out (Lusa) -- Os beneficiários do abono de família desceram em setembro para 1.198.768, menos 5.169 face a agosto, segundo os últimos dados da Segurança Social.

No entanto, desde que as novas regras de atribuição entraram em vigor há um ano, mais de 20.000 crianças passaram a receber este apoio social.

Dados do Instituto da Segurança Social (ISS), atualizados a 01 de outubro e divulgados hoje, indicam que 1.198.768 crianças e jovens recebiam este apoio em setembro, contra 1.203.937 em agosto (-0,4%).

Em outubro do ano passado, entraram em vigor as novas regras de atribuição desta prestação social, que permitem que famílias que perdem rendimentos devido à crise possam obter este apoio sem terem de esperar um ano, como acontecia anteriormente.

A Segurança Social passou a fazer a revisão do escalão em função dos rendimentos do agregado familiar dos últimos três meses.

Comparativamente a outubro de 2012, quando existiam 1.178.020 beneficiários, mais 20.748 crianças e jovens passaram a ter direito a esta prestação social (mais 1,7%).

Lisboa é o distrito do país com o maior número de abonos de família atribuídos (236.460), seguindo-se o Porto (233.046), Braga (115.080) e Setúbal (88.084).

Do lado oposto, o centro distrital de segurança social de Bragança é onde há menos beneficiários (12.301), seguido de Portalegre (12.626) e de Beja (15.007).

O montante do abono família varia de acordo com a idade da criança ou jovem e com o nível de rendimentos de referência do respetivo agregado familiar.

O valor apurado insere-se em escalões de rendimentos estabelecidos com base no Indexante dos Apoios Sociais (IAS).

HN // GC.

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.