Autarquias já têm 250 milhões dos fundos europeus

Autarquias já têm 250 milhões dos fundos europeus
| Economia
Porto Canal (IYM)

As Câmaras Municipais já assinaram contratos no valor de 250 milhões de euros. Em concurso estão 1400 milhões de euros para as autarquias.

Ainda falta atribuir a larga maioria do dinheiro posto a concurso pelo Portugal 2020, mas dos 1400 milhões propostos para os municípios, já foram assinados contratos no valor de 250 milhões. Para já, foram assinados 289 contratos, que prevêem um investimento de 360 milhões de euros, que será financiado com 250 milhões de fundos europeus.

Em junho foram entregues e aprovadas 91 candidaturas que equivalem a um financiamento de 57 milhões. Em causa estão obras de recuperação de escolas, património histórico ou natural ou equipamentos de saúde, regeneração urbana ou apoios sociais. Estão também previstos trabalhos nas redes de abastecimento de água ou gestão de resíduos.

O Governo espera que o ritmo de entrega de candidaturas acelere já a partir do mês de setembro. O Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, espera que a entrega de propostas acelere. “Já estamos a ter um boa procura por parte das câmaras e, em setembro e outubro, esperamos receber um mais número de candidaturas, para beneficiarem do acelerador do investimento”, cita o Jornal de Notícias. O acelerador implica a atribuição de mais fundos europeus para quem quiser antecipar os investimentos, aplicando-se tanto às autarquias quanto às empresas.

O Ministro responsável pela pasta do Planeamento e Infraestruturas não adiantou quanto dinheiro quer ter contratualizado com autarquias no final do ano, mas disse que espera “um número muito significativo”, uma vez que quer captar projetos para reabilitação. No que diz respeito às empresas, o Ministro mantém a intenção de lhes pagar 450 milhões de fundo europeus até dezembro.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.