Sete barras marítimas fechadas devido à agitação marítima

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 out (Lusa) -- A Marinha Portuguesa elevou de quatro para sete o número de barras marítimas fechadas à navegação devido à previsão de forte agitação marítima prevendo-se ondas com quatro e cinco metros, de acordo com a informação publicada no sítio do organismo.

De acordo com a página da Marinha Portuguesa na internet, estão fechadas as barras de Caminha, Vila Praia de Ancora, Esposende, Vila do Conde, Figueira da Foz e São Martinho do Porto.

Na Figueira da Foz, a agitação marítima e a má visibilidade no mar estão a impedir o recomeço das buscas aos dois pescadores desaparecidos no naufrágio, na passada sexta-feira, de uma embarcação de pesca, estando previsto o retomar dos trabalhos a partir das 13:00.

A Marinha informa ainda que a barra de Viana do Castelo está condicionada a embarcações com comprimento inferior a 30 metros, enquanto as do Douro e de Aveiro estão condicionadas a embarcações com comprimento inferior a 15 metros.

As restantes barras marítimas de Portugal continental e dos arquipélagos da Madeira e dos Açores encontram-se abertas, sem qualquer condicionamento.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, dez distritos do continente devido à agitação marítima.

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo entre as 06:00 de hoje e as 05:59 de terça-feira devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

O aviso amarelo pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

RCP (DD) // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.