Lucro da Galp cai 21% nos primeiros nove meses do ano

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 out (Lusa) -- O lucro da gasolineira Galp caiu 21% nos nove primeiros meses do ano, face ao mesmo período do ano passado, passando para 218 milhões de euros, anunciou hoje a empresa, em comunicado divulgado na CMVM.

De acordo com a empresa de energia, segundo o comunicado enviado à Comissão do mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o resultado líquido ajustado no terceiro trimestre caiu 42,3%, tendo atingido os 57 milhões de euros.

O resultado líquido ajustado (RCA - Replacemente Cost Adjusted) exclui o efeito stock e eventos não recorrentes e é considerado como o indicador que melhor descreve o desempenho da empresa.

Esta evolução deveu-se sobretudo ao "aumento das amortizações e provisões no negócio de refinação e distribuição e à deterioração dos resultados financeiros, que, desde o segundo trimestre de 2013, são impactados pela não capitalização dos juros relacionados com o projeto de conversão".

Nos nove primeiros meses do ano, a petrolífera registou um aumento da produção 'net entitlement', ou seja, aquela a que a Galp Energia tem de facto direito, de 12,1%, que se deveu ao aumento da produção em Angola e no Brasil.

No terceiro trimestre, ou seja, entre julho e setembro, a produção 'net entitlement' também cresceu, aumentando 12,7%.

Segundo a empresa refere no comunicado hoje divulgado, o valor médio do "dated Brent" até setembro foi de 108,5 dólares por barril, menos 3,3% que no período homólogo de 2012.

Nesse período, explica a Galp, a cotação foi influenciada pela instabilidade política em alguns países produtores de petróleo, nomeadamente na Síria, no Sudão do Sul e no Iémen.

No terceiro trimestre, o "dated Brent" foi de 110,3 dólares por barril, valor semelhante ao do mesmo trimestre de 2012.

Esta cotação foi, de acordo com a Galp, "sustentada por restrições da oferta em alguns países produtores de petróleo, em especial o Iraque e a Líbia, e por tensões geopolíticas, nomeadamente em torno da Síria".

A empresa de energia refere ainda que o volume no mercado de produtos petrolíferos ibérico registou, nos primeiros meses do ano, uma contração de 7%, devido à "conjuntura económica adversa" na região.

No terceiro trimestre de 2013, o mercado da Península Ibérica diminuiu 2%, para 15,1 milhões de toneladas, "na sequência essencialmente da evolução negativa do mercado espanhol, que contraiu 2%, enquanto o mercado português contraiu 1%".

PMC // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.