Mais de mil empresas venezuelanas vão deixar de ter acesso a divisas para importações

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, Venezuela, 28 out (Lusa) - As autoridades venezuelanas anunciaram no domingo que 1.245 empresas venezuelanas vão deixar de ter acesso ao sistema oficial de obtenção de moeda estrangeira para a importação de produtos por terem incorrido em alegadas irregularidades.

A suspensão foi anunciada pelo presidente da Comissão de Administração de Divisas (Cadivi), organismo que regula o sistema de controlo cambial vigente na Venezuela, José Khan.

"Na Cadivi, estamos a melhorar os nossos sistemas para detetar irregularidades. Estamos a melhorar o controlo posterior [à entrega de divisas], fazemos visitas às empresas, verificamos no local se está a quantidade de produto que iam importar e se é vendido ao preço que disseram que seria vendido", explicou.

Segundo José Khan, entre as irregularidades detetadas nas inspeções está a "sobrefacturação e violações a alguns acordos" internacionais. Também a importação de produtos de países diferentes ao indicado no pedido.

Na Venezuela está vigente, desde 2003, um sistema de controlo cambial que impede a livre obtenção de moeda estrangeira no país. Para ter acesso a dólares para importar, as empresas têm que pedir autorização à Cadivi.

Os empresários queixam-se normalmente de atrasos na autorização de divisas, que têm uma cotação oficial de 6,30 bolívares por cada dólar norte-americano, mas cujo valor é superior no mercado paralelo.

Além da alta inflação de quase 50% em 12 meses, os venezuelanos têm-se queixado de dificuldades para comprar produtos como a farinha de milho, arroz, margarina, açúcar, óleo, leite, papel higiénico, entre outros.

FPG // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Investigadora portuguesa trabalha na criação de uma proteína para travar a malária

A microbióloga portuguesa Maria Rebelo está a trabalhar na produção de uma proteína que bloqueie o acesso de ligação do parasita que causa a malária à célula do hospedeiro e assim ajudar a travar a doença.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.