Três novas espécies animais foram descobertas na Austrália

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 28 out (Lusa) -- Uma lagartixa com a cauda em forma de folha, um pequeno lagarto dourado e um sapo que vive em labirintos são três novas espécies descobertas por uma expedição científica numa área isolada no nordeste da Austrália, informaram académicos.

A descoberta foi feita durante uma expedição conjunta da Universidade James Cook e da National Geographic, realizada em março no cabo de Melville.

"A descoberta de três novas espécies vertebradas pode ser surpreendente em lugares pouco explorados como a Nova Guiné, mas é ainda mais na Austrália, um país que acreditamos que já foi explorado em profundidade", afirmou o cientista Conrad Hoskin, da Universidade James Cook.

A cordilheira do cabo Melville, no extremo nordeste do Estado australiano de Queensland e parte de um parque nacional, é formada por rochas gigantescas e milenares de granito negro.

Apesar de se conhecer bem a zona costeira do cabo Melville, as suas áreas montanhosas e bosques da parte alta são desconhecidos pelos cientistas devido ao grande nível de dificuldade para se chegar a esses lugares.

Estas condições geográficas mantiveram muitas espécies isoladas durante milhões de anos na parte alta do cabo Melville, o que permitiu que "evoluíssem para outras espécies que são únicas nesse habitat rochoso", acrescentou Hoskin.

"A parte alta do cabo Melville é um mundo perdido", considerou o biólogo.

A lagartixa (Saltuarius eximius), com 20 centímetros de comprimento, tem uns olhos grandes, esconde-se nas rochas durante o dia e sai das mesmas durante a noite para caçar insetos e aranhas.

O especialista em répteis e rãs do Museu de Queensland, Patrick Couper, disse que esta lagartixa "é a espécie mais estranha" que já viu em 26 anos de profissão.

O pequeno lagarto de pele dourada (Saproscincus saltus) é mais ativo durante o dia, enquanto a pequena rã (Cophixalus petrophilus) habita durante a época seca nas profundezas dos labirintos formados entre as zonas rochosas do cabo Melville e na época das chuvas vem à superfície para respirar e alimentar-se.

Esta rã põe os seus ovos nas fendas húmidas das rochas que são guardados pelos machos da espécie até os girinos se tornarem rãs.

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.