Síria entregou dentro do prazo programa para destruição do arsenal químico

| Mundo
Porto Canal / Agências

Haia, 27 out (Lusa) -- A Organização para a Interdição de Armas Químicas (OIAC) anunciou hoje que recebeu, dentro do prazo, o programa de destruição do arsenal químico solicitado à Síria.

"A OIAC confirma que a República Árabe Síria [lhes] submeteu na quinta-feira, 24 de outubro, a declaração inicial formal do seu programa de armas químicas", indicou a Organização em comunicado citado pela France Presse, sublinhando que "a Síria cumpriu o prazo", que terminava hoje.

Esta declaração "permite estabelecer o plano para uma destruição sistemática, integral, e proceder à verificação integral de armas químicas declaradas, bem como de instalações de produção e armazenamento", acrescentou a OIAC, sediada em Haia, na Holanda.

O "plano geral de destruição foi submetido ao conselho executivo da OIAC", a Organização responsável de supervisionar a destruição do arsenal químico sírio na sequência de uma resolução histórica das Nações Unidas.

A resolução 2118 ordena a destruição do arsenal químico sírio até meados de 2014.

O conselho executivo da OIAC vai utilizar esta declaração "inicial" de Damasco para fixar, até ao dia 15 de novembro, as diferentes datas para levar a cabo a destruição do arsenal químico.

Damasco já elaborou um inventário dos locais de produção e de armazenamento das suas armas químicas, que estão a ser investigados pelos especialistas no âmbito de uma investigação conjunta da ONU e da OIAC.

Na sexta-feira, a OIAC anunciou que os seus especialistas já tinham inspecionado 19 dos 23 locais que constam da declaração facultada pelo Governo sírio.

A resolução da ONU para o desmantelamento do arsenal químico da Síria, aprovada na sequência de um acordo entre a Rússia e os Estados Unidos, afastou a ameaça de uma intervenção armada norte-americana, na sequência do ataque químico mortal atribuído ao regime sírio, a 21 de agosto, perto de Damasco.

SMS // NS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.