Um morto e nove feridos num ataque contra três viaturas civis no centro de Moçambique

Um morto e nove feridos num ataque contra três viaturas civis no centro de Moçambique
| Mundo
Porto Canal

Uma pessoa morreu e outras nove ficaram feridas, quatro das quais em estado grave, na sequência de um ataque hoje protagonizado por homens armados contra três viaturas civis, na província de Sofala, no centro de Moçambique.

Uma testemunha citada pela Rádio Moçambique disse que, primeiro, os atacantes atingiram o lugar do condutor de um autocarro, depois começaram a disparar indiscriminadamente contra os passageiros.

Uma viatura foi incendiada durante o ataque no troço entre as regiões de Machanga e Muxungué, próximo da zona da Gorongosa, onde o líder da Resistência Nacional Moçambicana, Afonso Dhlakama, agora em parte incerta, viveu no último ano.

O líder da Renamo instalou-se em Sadjunjira, província de Sofala, como forma de protestar contra a alegada ditadura da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, face à recusa desta força política em aceitar a exigência da oposição de incorporar o princípio da paridade na lei eleitoral.

Na segunda-feira, as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique anunciaram um ataque e ocupação do local onde Afonso Dhlakama viveu durante um ano e, segundo a imprensa moçambicana, houve pilhagens de bens do lider da oposição.

Na sexta-feira, a Renamo anunciou a morte do deputado da bancada parlamentar do maior partido da oposição, Armindo Milaco, em resultado do ataque das FADM à casa de Afonso Dhlakama, no centro de Moçambique, palco de confrontos entre o movimento e as forças de defesa e segurança.

Moçambique atravessa a sua pior tensão política e militar desde a assinatura do Acordo Geral de Paz, em 1992, na sequência do assalto pelo exército à base onde o principal líder da oposição, Afonso Dhlakama.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.