Derrocada no Porto teve cinco metros de extensão

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 out (Lusa) -- As Águas do Porto afirmaram hoje que o deslizamento ocorrido durante a tarde de hoje no Rio Vila, que vai desaguar à Ribeira, teve cerca de cinco metros de extensão.

A deslocação de pedras por um rio subterrâneo na zona da estação de S. Bento, no Porto, levou ao corte da rua Mouzinho da Silveira e pôs os Bombeiros Sapadores de prevenção, disse fonte daquela corporação.

"O que se está a fazer neste momento é conter a derrocada para evitar que se alastre", afirmou ao início da noite Poças Martins, responsável das Águas do Porto.

Continuam em vigor "algumas restrições ao trânsito" para evitar que o peso sobre o pavimento provoque mais danos no local, segundo a mesma fonte.

Poças Martins acrescentou que o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, já esteve no local para se inteirar da situação.

Em relação às causas da derrocada, admitiu que podem ter sido as chuvadas mais recentes. "Mas também é certo que antes choveu bastante e nada disto aconteceu", ressalvou.

O responsável indicou que já foram contactados empreiteiros para resolver o problema.

De acordo com a fonte dos Bombeiros Sapadores do Porto, estavam, pelas 19:30, no local equipas de mergulhadores e de resgate a realizar pesquisas no interior das condutas para avaliar os estragos causados pela deslocação de pedras.

A ocorrência, que "aparenta algum perigo", estará relacionada com a queda intensa de chuva que levou ao aumento do caudal do rio e teve como consequência o corte da rua que liga a estação de S. Bento à Ribeira do Porto.

JYA/AH (TDI) // HB

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.