Obras junto a igreja românica, Famalicão, revelam necrópole do século XII

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Famalicão, Braga, 05 ago (Lusa) - Obras que decorrem junto à igreja românica de Antas, Famalicão, deram a conhecer uma necrópole que remonta ao século XII, indicou hoje a autarquia local.

A Câmara de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, tem em curso desde maio uma obra junto às igrejas nova e românica de Antas, tendo o presidente da câmara, Paulo Cunha, avançado aquando da apresentação do projeto em novembro do ano passado, que pretendia criar ali "um novo centro cívico" através de um investimento superior a meio milhão de euros.

Hoje, em comunicado, a autarquia dá conta de que uma equipa de arqueólogos que tem acompanhado as obras junto à igreja românica encontrou uma antiga necrópole que remonta ao século XII e desde o início da empreitada foram identificados e intervencionados cerca de 60 enterramentos, a grande maioria com esqueletos associados.

Esta equipa está a trabalhar em Famalicão sob a orientação da Direção Regional de Cultura do Norte, tendo em conta o interesse patrimonial do monumento.

"De acordo com os especialistas no terreno, pelo espólio encontrado junto às sepulturas - moedas, pregos, contas, terços, anéis e material cerâmico - bem como pela tipologia dos enterramentos, é possível determinar três fases distintas de ocupação desta necrópole", lê-se na informação camarária.

A primeira e mais antiga corresponde à época de construção da igreja de Santiago de Antas, no século XII. Já a segunda remonta aos séculos XIV e XVI e uma terceira e última fase de utilização estabelece-se entre os séculos XVIII e XIX.

A câmara salienta "a importância histórica desta descoberta", apesar de vincar que os trabalhos ainda não estão concluídos e que os resultados até agora apurados são "de caráter preliminar".

"Atualmente a realização de escavações arqueológicas ocorre predominantemente no contexto da implementação de projetos de obras como medida de minimização face a eventuais impactes sobre o património arqueológico", refere a câmara.

A obra na envolvente à igreja de Antas é da autoria dos arquitetos Hugo Correia e Jorge Maia.

O espaço acolhe ainda uma igreja nova, fruto de um projeto de traços modernos que envolve dois milhões de euros, bem como um cemitério e um centro escolar.

PYT // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.