Fernando Pinto conversou com Efromovich que mantém "entusiasmo" na privatização da TAP

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 out (Lusa) -- O presidente da TAP disse hoje que conversou na semana passada com o dono do grupo Synergy, que em 2012 foi o único candidato à compra da companhia, adiantando que German Efromovich continua "com entusiasmo" para prosseguir na privatização.

"Tive uma conversa rápida, até porque eu estava viajando. Tive uma conversa de uma meia hora com ele [German Efromovich]. Ele estava chegando [a Lisboa], eu estava saindo", afirmou Fernando Pinto, em resposta aos jornalistas, à margem de um almoço promovido pelo American Club of Lisbon.

German Efromovich, investidor e dono do grupo Synergy, esteve em Portugal na semana passada e teve reuniões nas Finanças e na Economia, como confirmaram à Lusa fontes oficiais dos dois ministérios.

O presidente da TAP afirmou ainda que Efromovich "continua com entusiasmo para prosseguir nisso", referindo-se ao processo de privatização da transportadora portuguesa, que está suspenso desde dezembro de 2012.

Fernando Pinto considerou "estrategicamente boa" a proposta do empresário colombiano German Efromovich para a compra da TAP.

"Estrategicamente, a proposta dele [German Efromovich] é boa. É uma boa aposta para a TAP em termos de sinergias, em termos de crescimento em outros 'hubs' [plataforma giratória de voos], interligações de 'hubs'", afirmou.

Hoje, o secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, escusou-se a confirmar a existência de reuniões entre o Governo e o empresário colombiano, German Efromovich, para voltar a discutir a privatização da TAP.

O presidente da TAP disse ainda não ter dúvidas de que o Governo está a tratar do processo de privatização da companhia "com muito carinho", referindo que o executivo "está a dar espaço para que alguma coisa aconteça dentro de um determinado período".

O Governo recusou, em dezembro do ano passado, a proposta de compra do grupo Synergy para a TAP, o único concorrente à privatização da companhia aérea nacional.

A venda está suspensa desde então e, na proposta de Orçamento do Estado para 2014, o Governo afirma que "continuará a monitorizar as condições do mercado, por forma a relançar o processo de privatização da TAP logo que estejam reunidas as condições propícias para o seu sucesso".

Depois de a proposta do grupo Synergy ter sido rejeitada, German Efromovich admitiu a possibilidade de voltar a concorrer à TAP, apesar de afirmar estar "desapontado e surpreso" com a decisão do Governo.

CSJ(VC/APL)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.