Professores que aceitem rescisão ficam sem subsídio de desemprego - Nuno Crato

| Política
Porto Canal / Agências

Oliveira do Bairro, 25 out (Lusa) - O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, esclareceu hoje que os professores que aceitarem as propostas de rescisão por mútuo acordo não vão ter direito ao subsídio de desemprego, porque não há despedimento.

Nuno Crato, que falava aos jornalistas à margem da sessão solene de criação do Instituto Profissional da Bairrada, em Oliveira do Bairro, disse que a situação será idêntica "ao que se passa em geral" na função pública.

"Quem aceita uma proposta de rescisão, aceita uma rescisão de contrato. O desemprego é resultante de um despedimento que é uma situação diferente", declarou, remetendo mais explicações para um "esclarecimento que será feito ainda hoje pela administração pública, em conjunto com o Ministério da Educação".

Sobre a preocupação manifestada pelos reitores das universidades com os cortes previstos para o Orçamento de Estado de 2014, Nuno Crato disse estar a trabalhar "com os reitores, com os presidentes dos politécnicos e com o Ministério das Finanças para acertar todos os problemas" de orçamento.

"Estamos a trabalhar em conjunto para perceber melhor quais são os problemas e resolver o que for possível. Há cálculos em relação à componente salarial que estão neste momento a ser discutidos e reanalisados", precisou.

MSO // CC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.