Treinador do FC Porto "francamente optimista" em vencer o Sporting

Treinador do FC Porto "francamente optimista" em vencer o Sporting
| FC Porto
Porto Canal

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, manifestou-se hoje "francamente otimista" quanto à possibilidade de vencer domingo o Sporting no jogo grande da oitava jornada da I Liga de futebol, mas rejeitou comentar quaisquer declarações "leoninas".

"Estamos prontos para dar uma resposta positiva a mais um jogo do campeonato e francamente otimistas", disse o técnico, para quem os "dragões" manterão "a postura habitual, de quem quer vencer sempre".

Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo do Dragão, Paulo Fonseca rejeitou, por outro lado, comentar várias declarações do presidente do Sporting, Bruno Carvalho, ou de jogadores da equipa adversária: "Não tenho lido jornais, não tenho visto televisão. Está a ver importância que dou ao que outros dizem?".

"Só estamos focados no que temos que fazer. Não nos preocupa minimamente o que outros dizem. Não falo sobre o Sporting. Não me preocupa o que se passa lá", acrescentou, questionado ainda quanto à inclusão dos "leões" no lote de candidatos ao título.

Por outro lado, Paulo Fonseca relativiza a questão do favoritismo na partida de domingo, pois "não foge à regra e o plano é vencer mais um jogo do campeonato".

"O FC Porto é sempre favorito perante o que é o nosso campeonato. O favoritismo é isso, querer ganhar todos os jogos do campeonato", frisou.

O responsável portista não estabelece quaisquer relações entre a derrota frente ao Zenit (0-1, para a Liga dos Campeões, terça-feira) e o confronto de domingo: "Queremos vencer. Não me parece que a nossa equipa esteja virada para qualquer outro cenário, exceto encarar o jogo com ambição".

Nem o facto de ser o primeiro "clássico" da sua carreira de treinador lhe retira mais opinião: "Sinto apenas a responsabilidade de quem dirige o FC Porto e que sabe que tem que jogar sempre para vencer. [O jogo] Não vale mais do que três pontos e queremos conquistá-los".

Questionado sobre a regularidade que o FC Porto ainda não terá encontrado, Paulo Fonseca recorreu ao jogo com a equipa russa para responder o que considera mais relevante no momento dos "dragões": "Foi uma demonstração clara de ambição, um momento importante, apesar da derrota".

"Agradou-me a entrega e a solidariedade da equipa frente ao Zenit. Evoluímos, pese embora o facto de termos jogado com menos um jogador. Foi notória a evolução em muitos aspetos", afirmou.

Por isso, espera que, frente ao Sporting, "se consiga confirmar essa evolução. Só evoluindo se pode corresponder da melhor forma às exigências das competições".

O que o levou à questão da motivação diferenciada nas várias partidas efetuadas: "Para os jogadores, quer se queira quer não, a Liga dos Campeões é o expoente máximo".

Porém, os obstáculos às boas exibições, para o treinador, não passam apenas pela motivação dos "dragões": "Também tem a ver com o facto de, na 'Champions', se disputar o jogo pelo jogo, o que não acontece no campeonato, com equipas que jogam de maneira diferente, que abrem o jogo, há espaços e é mais disputado".

O FC Porto recebe o Sporting, domingo, às 19:45, no Estádio do Dragão, em partida da oitava jornada da I Liga, da qual estará ausente, por lesão, o colombiano Juan Quintero, como o próprio treinador confirmou.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.