Hospital de Vila Nova de Gaia lidera o ranking de excelência clínica

Hospital de Vila Nova de Gaia lidera o ranking de excelência clínica
| Norte
Porto Canal (IYM)

A Entidade Reguladora da Saúde avaliou 160 unidades de saúde, públicas e privadas, e mais de metade obteve classificação de excelência clínica. O Hospital Eduardo Santos Silva, em Vila Nova de Gaia, é o líder do ranking.

O Hospital Eduardo Santos Silva, que faz parte do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, lidera na área de excelência clínica. De acordo com a avaliação semestral do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS) da Entidade Reguladora da Saúde (ERS), é a única unidade que obteve distinção em 16 especialidades estudadas. O Presidente Administrativo do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, Silvério Cordeiro, disse ao CM que a distinção se deve “ao cumprimento dos critérios considerados essenciais para a prestação de cuidados de saúde com qualidade”. O dirigente destacou ainda que “melhorar é um desafio constante”, uma vez que no ano de 2015 o mesmo centro hospitalar obteve classificação de excelência em 14 especialidades estudadas.

No ranking dos 20 melhores apontado pelo CM, também com excelência clínica e a cumprir os critérios de 14 especialidades, seguem-se os hospitais de Braga e Viseu. Na região Norte constam ainda na tabela o Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos; o Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães; o Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo; o Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira; o Hospital Geral de Santo António, no Porto; E, por último, o Hospital CUF do Porto. Estas unidades hospitalares cumprem os critérios entre 13 e 10 especialidades estudadas com excelência.

Em análise estiveram procedimentos e/ou diagnósticos no contexto das seguintes áreas: Acidente Vascular Cerebral, Cirurgia Cardíaca (Valvular e de Revascularização do Miocárdio), Cirurgia de Ambulatório, Cirurgia do Cólon, Cirurgia Vascular de Revascularização Arterial, Enfarte Agudo do Miocárdio, Ginecologia, Obstetrícia, Ortopedia (Artoplastias da Anca e do Joelho e Tratamento Cirúrgico da Fratura do Fémur), Pediatria (Cuidados Neonatais e Pneumonia) e Unidades de Cuidados Intensivos, Avaliação da Dor Aguda e Tromboembolismo Venoso.

No total foram 106 os hospitais que conseguiram a estrela de excelência. No entanto, 15 recusaram-se a ser avaliados pelo SINAS, nomeadamente o Hospital São João, no Porto.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.