Governo "teme" que greves nos CTT "desvalorizem a empresa" na privatização

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 out (Lusa) -- O secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações admitiu hoje "temer" que as greves nos CTT "desvalorizem a empresa" no seu processo de privatização, mas sublinhou que "não são as greves que impedirão o Governo de continuar" a executar o seu programa.

"Temo que [a contestação] desvalorize a empresa. É óbvio! Mas não é só os CTT. Cada greve desvaloriza as empresas. É nos CTT, é no setor dos transportes, assim como em qualquer outro setor", afirmou Sérgio Monteiro, em declarações aos jornalistas à margem do colóquio "A Nova Lei-Quadro das Entidades Reguladoras", organizado pelo CEDIPRE -- Centro de Estudos de Direito Público e Regulação da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

"Qualquer movimento de contestação não é positivo para efeitos de valor, mas também quero deixar completamente claro que não são as greves que nos impedirão de continuar a executar aquilo que está no programa do Governo", reforçou.

O governante fez ainda questão de acrescentar que a privatização dos CTT "está também combinada no memorando de entendimento com a 'troika', e a credibilidade do país é um ativo tão ou mais importante do que todos os outros em presença. Porque a credibilidade perde-se de um dia para o outro e a confiança leva anos a recuperar".

"Nós temos que continuar a cumprir os objetivos que estão definidos no memorando de entendimento e é isso que vamos fazer com a privatização até 70% do capital dos CTT", através de uma operação pública de venda em bolsa, sublinhou.

Em relação à posição dos sindicatos dos CTT e também da ANA e da PT, que hoje fizeram publicamente saber que a transferência dos fundos de pensões impende o corte de 10% das pensões, Sérgio Monteiro escusou-se a comentar o assunto, escudando-se na circunstância de regulamentação específica dos fundos de pensões, sua transferência e regras que passaram a vigorar ser uma "matéria da ADSE e do Ministério das Finanças".

O governante manifestou-se, no entanto, "seguro" de que, "se houver cortes ou se não houver cortes, eles estão conforme com as regras de transferências e a Lei que também cobre esses fundos de pensões".

"Não faremos nada de diferente do que aquilo que está definido já por lei", disse.

APL// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.