Detido casal grego suspeito de ter comprado bebé cigana

| Mundo
Porto Canal / Agências

Atenas, 25 out (Lusa) -- A polícia de Atenas anunciou hoje a detenção de um casal grego suspeito de ter comprado uma bebé cigana por 4.000 euros.

O casal, um homem de 53 anos e uma mulher de 48, disse à polícia que a bebé lhes foi entregue por uma mulher cigana em março, quando tinha apenas semanas de vida.

A mulher tentou, sem êxito, registar a bebé como filha.

A adoção privada é legal na Grécia desde que não envolva dinheiro.

As autoridades gregas elevaram o controlo de casos envolvendo crianças ciganas depois da descoberta de uma misteriosa criança loira de olhos azuis, Maria, a viver com um casal cigano, entretanto acusado de a ter raptado.

O Supremo Tribunal da Grécia ordenou uma avaliação de todos os registos de recém-nascidos, depois de o caso de Maria ter exposto falhas no registo de crianças.

Os falsos pais de Maria, detidos na semana passada, terão declarado um total de 14 crianças à assistência social para receber apoios.

As autoridades pensam que a criança é búlgara e foi entregue ao casal cigano pela mãe biológica. As autoridades búlgaras interrogaram na terça-feira um casal que se julga serem os pais biológicos da criança.

MDR // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.